Tocando Agora: ...

FISCALIZAÇÃO FLAGRA ATERRO CLANDESTINO, CRIMES AMBIENTAIS E VEÍCULO ADULTERADO EM CHARQUEADA

Publicada em: 20/10/2025 18:31 -

Foto: Divulgação

Uma fiscalização conjunta deflagrada na manhã desta segunda-feira (20) em Charqueada (SP) resultou na identificação de um aterro clandestino em Área de Preservação Permanente (APP), além de um veículo com sinais identificadores adulterados. O local, uma propriedade rural que abrigava uma pista de motocross, possuía cerca de 15 hectares de área degradada, segundo a prefeitura.

A operação envolveu equipes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e setor de Meio Ambiente da Prefeitura, e foi motivada por denúncia anônima.

No local, as autoridades constataram a intervenção na APP, caracterizada como degradação ambiental e descarte irregular de resíduos sólidos. A prefeitura informou que o aterro recebia areia de fundição, resíduos da construção civil e efluentes líquidos industriais de origem desconhecida.

Questionada sobre indícios de extração mineral irregular mencionados no primeiro boletim, a administração municipal esclareceu que não se tratava de extração, mas sim de aterramento de materiais de origem ilícita e desconhecida.

Ainda de acordo com a prefeitura, há risco de contaminação do solo e de cursos d'água na região devido ao material descartado.

Durante a fiscalização, em um pátio que funcionava como depósito de veículos, a equipe encontrou um caminhão com sinais identificadores adulterados – placa, chassi e modelo não correspondiam entre si. A origem dos materiais utilizados no aterro foi identificada apenas parcialmente pela Polícia Militar.

O responsável pela propriedade foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia de Charqueada, ficando à disposição da Justiça. A Perícia da Polícia Científica esteve no local para realizar os trabalhos técnicos.

As irregularidades, que apontam para a ocorrência de diversos crimes ambientais, serão encaminhadas à Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual para as devidas autuações e procedimentos.

 

Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informa que realizou, nesta segunda-feira (20), uma ação de fiscalização no município de Charqueada, onde foi identificado o descarte irregular de borras oleosas, embalagens de produtos químicos e outros resíduos. A Companhia dará continuidade à apuração, com coleta de amostras de solo e de resíduos, além da adoção das medidas legais cabíveis.

Texto e Publiacação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...