Tocando Agora: ...

MORRE EM RIO DAS PEDRAS DONA HELENA DOS SANTOS, A MORADORA MAIS IDOSA DO MUNICÍPIO AOS 117 ANOS

Publicada em: 29/09/2025 00:35 -

Foto: Danilo Telles/MTV

Dona Helena era símbolo de longevidade na cidade.

Nascida na Bahia em 1908, ela atuou como parteira e costureira e manteve a lucidez e a rotina ativa até os últimos dias. Velório e sepultamento ocorrem nesta segunda-feira (29).

Helena Pereira dos Santos, conhecida como Dona Helena e considerada a moradora mais idosa de Rio das Pedras (SP), morreu neste domingo, 28 de setembro, aos 117 anos. A centenária, nascida em 1908, na Bahia, era vista no município como um símbolo de longevidade e vigor.

Foto: Danilo Telles/MTV

O falecimento foi recebido com pesar na cidade, onde Dona Helena era conhecida por sua rotina ativa. O velório está previsto para começar às 9h desta segunda-feira (29) no Velório Municipal de Rio das Pedras, e o sepultamento ocorrerá no mesmo dia, às 16h, no Cemitério Municipal.

Dona Helena nasceu na primeira década do século XX e atravessou mais de um século, vivenciando as duas Guerras Mundiais e a chegada do homem à Lua.

Foto: Danilo Telles/MTV

A família relata que ela manteve a lucidez até os últimos dias. O repórter e diretor de jornalismo da TV Metropolitana Danilo Telles acompanhou a centenária em Rio das Pedras quando ela completou 115 anos em 2023, ela expressou otimismo, dizendo o seguinte ao repórter, “Tenho 115 anos, graças a Deus, estou alegre, satisfeita, gosto de andar, faço viagem, me divirto, vou na feira, escolho o que eu quero”.

 

Foto: Danilo Telles/MTV

A longevidade, inclusive, parecia ser característica familiar, seu marido havia falecido aos 103 anos.

Em sua trajetória, Dona Helena trabalhou como parteira, lavradora e costureira. Mesmo após se mudar de Nova Itarana (BA) para Rio das Pedras em 2016, após a morte do marido, ela mantinha o costume de realizar passeios e ir à feira sozinha para comprar alimentos. Atualmente, morava com a filha Maria e a neta Adriana.

Foto: Danilo Telles/MTV

Em 2023, o Padre Antônio César M. Motta, da igreja local, destacou durante a celebrações de aniversário de Dona Helena que "toda vida deve ser celebrada, no caso da Dona Helena isso é mais forte porque justamente 115 anos, são pouquíssimas pessoas que chegam".

Ela deixa seis filhos, dez netos e quinze bisnetos.

O Grupo Metropolitana de Comunicação se solidariza com a família neste momento de luto e dor, que Dona Helena descanse em paz.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...