Foto: Enzo Oliveira / TV Metropolitana
Com base nos indicadores,
entidade leva a Acipi Móvel temática Casinha da Mamãe a seis bairros para
fomentar compras.
Pesquisa da Acipi (Associação
Comercial e Industrial de Piracicaba) revela que 65% dos consumidores
piracicabanos pretendem comprar presentes para o Dia das Mães neste ano. Entre
eles, mais de um quarto (25,87%) afirma que deve gastar acima de R$ 200, evidenciando
o potencial da data para impulsionar o comércio local. O estudo foi realizado
pela empresa Olhar Público, com 400 entrevistados em seis grandes grupos de
bairros da cidade, e apresentado à imprensa em reunião na sede da entidade,
nesta segunda-feira (5).
O levantamento traça um
panorama detalhado do comportamento de compra, apontando que o valor médio de
intenção se concentra entre R$ 100 e R$ 199, faixa indicada por 31,66% dos
participantes. Dos entrevistados, 8% planejam gastar até R$ 49, enquanto 26% demonstram
disposição para investir acima de R$ 200.
Entre os itens preferenciais
para presentear estão Cosméticos e perfumes (28%), Roupas e acessórios (24%),
Ainda não decidiu (19%), Flores (16%), Calçados (9%), Chocolates/doces (5%),
Eletrodomésticos (5%), Experiências/jantar, viagem, spa etc (5%), dinheiro (3%)
e Outros (4%).
A pesquisa também revelou que
o comportamento de compra tende a se concentrar nos dias mais próximos à data:
64% disseram que ainda não pensaram nisso ou deixarão para decidir de última
hora. Por outro lado, 27% já reservaram um valor para pagamento à vista, e 9%
afirmaram que pretendem parcelar, o que reforça o peso das vendas por impulso e
a importância de ações promocionais nas vésperas do segundo domingo de maio.
Quanto às formas de compra,
46% optarão por compras presenciais no Centro; 25% em e-commerces (lojas
online), 19% presencial nos bairros, 9% presencial shopping e 7% outros.
Do ponto de vista
sociodemográfico, a maioria dos entrevistados está entre 25 e 59 anos (72%),
com predominância de ensino médio completo (51%) e renda mensal de até R$ 5.649
(75%). A intenção de compra é mais expressiva entre jovens de 16 a 24 anos (84,78%),
solteiros (70,45%) e homens (66,33%). O grupo com renda entre R$ 2.040 e R$
7.599 apresentou o maior índice de intenção de consumo (69,12
No aspecto afetivo, a pesquisa
identificou que o Dia das Mães continua fortemente associado a vínculos
emocionais. Quando convidados a descrever a data em uma palavra, 44% dos
consumidores citaram amor ou afeto, seguidos de gratidão, respeito e inspiração
(18%), alegria e felicidade (13%) e saudade (12%). A mãe é a principal
homenageada por 71% dos entrevistados que pretendem presentear, seguida por
esposa (24%), outras figuras maternas como sogras (10%), filhas (6%) e avós
(4%).
Segundo o presidente da Acipi,
Mauricio Benato, os indicadores reforçam a responsabilidade da entidade em
criar condições favoráveis para o comércio e para os consumidores. “A pesquisa
demonstra que o Dia das Mães continua sendo uma data mobilizadora do ponto de
vista emocional e econômico. Nossa missão é traduzir esse potencial em
movimento nos corredores comerciais da cidade, fortalecendo a economia local e
promovendo o hábito de presentear com significado”, afirmou.
De acordo com Walton Pousa,
CEO da empresa Olhar Público, o trabalho de campo junto aos consumidores
confirmou que o Dia das Mães continua sendo uma data emocional, sensível e
simbólica. “Nas respostas, percebemos que os consumidores demonstram significados
profundos, com intenção de compra com o coração na mão e o tempo em movimento”,
comenta. O especialista reforça que a jornada de compra para o Dia das Mães
começa na intenção e só se concretiza quando o canal certo encontra a
experiência certa. “O consumidor está cada vez mais exigente: busca
praticidade, agilidade e, principalmente, uma experiência de compra que reflita
a importância da ocasião. Seja no digital ou na loja física, a escolha do canal
depende do tempo disponível, da confiança na marca e da conveniência percebida.
Entender os canais preferidos e alinhar a experiência à expectativa do
consumidor não é mais diferencial. É necessidade”.
CORAÇÃO DE MÃE
Com base nesse cenário, a
Acipi lançou a campanha O Presente que Conecta – Coração de Mãe, com o
propósito incentivar o consumo no varejo local, valorizando o presente como
gesto simbólico e afetivo. A iniciativa dá continuidade ao conceito
desenvolvido com sucesso no fim de 2024 e, para esta data, assume uma nova
roupagem e identidade visual para levar às ruas a Acipi Móvel com a temática
Casinha da Mamãe, ambientada para promover uma experiência imersiva junto ao
público.
Entre os dias 8 e 10 de maio,
a Casinha da Mamãe circulará por seis regiões comerciais da cidade com
decoração temática e espaços instagramáveis para muitos cliques. Toda a
cenografia remete à memória e ao afeto.
De acordo com o
vice-presidente Rodrigo Santos, a campanha foi cuidadosamente planejada para
dialogar com o perfil de consumo da data e gerar resultados concretos para o
comércio. “Trata-se de uma ação construída com sensibilidade e estratégia, que
une o emocional à dinâmica das vendas. A Acipi cumpre seu papel como entidade
que articula, apoia e atua diretamente para movimentar o varejo local,
incentivando os consumidores a comprarem, movimentando a economia e
participando do desenvolvimento regional”, ressaltou.
PROGRAMAÇÃO - Casinha da Mamãe
– Acipi Móvel
08/maio – 10h30, Av. Raposo
Tavares, 2648 (estacionamento da Drogal)
08/maio – 15h30 – Paulista
|Bolsão de estacionamento da Estação da Paulista
09/maio – 10h30 – Santa
Terezinha -R. Virgílio da Silva Fagundes (em frente à Acipi Regional Santa
Terezinha)
09/maio – 15h30 – Vila Rezende-Av.
Rui Barbosa (no estacionamento da Disk Farma)
10/maio – 10h30 – Dois
Córregos-Av. Dois Córregos nº. 612 (estacionamento da Drogal)
10/maio – 15h30 – Centro-Estacionamento
do Mercado Municipal
* Programação sujeita a alterações. Para mais informações, acompanhe os canais oficiais da Acipi.
Texto: Assessoria ACIPI
Publicado por Danilo Telles / TV Metropolitana