Tocando Agora: ...

CELEBRAÇÃO RETOMA PERCURSO EM VIA PÚBLICA E DEVE CONTAR COM MAIS DE 5.000 PARTICIPANTES

Publicada em: 05/09/2025 16:03 -

Foto: Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba promove no domingo, 07/09, o tradicional Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O evento retoma seu percurso em via pública: será realizado na rua Boa Morte, das 8h às 12h, com acesso livre ao público.

O desfile contará com a participação de mais de 5.000 pessoas, entre alunos da Rede Municipal e Estadual de Educação, entidades, escoteiros, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), além do Exército Brasileiro, Guarda Civil e Corpo de Bombeiros.

A concentração será na rua Boa Morte, entre as ruas Riachuelo e Dom Pedro I, com percurso até a praça José Bonifácio.


AUTORIDADES E BLINDADO - A programação prevê a recepção das autoridades no palanque oficial, instalado na praça José Bonifácio (na altura da rua Moraes Barros), a partir das 7h30. O hasteamento dos pavilhões Nacional, do Estado de São Paulo e de Piracicaba acontece às 8h, no Marco das Bandeiras.

Foto: Divulgação

O início do desfile está marcado para as 8h15, a partir da rua Dom Pedro I. A ordem de saída será aberta pelo Exército Brasileiro, Banda da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar (infantaria e motorizados), Escoteiros, Apae, Escolas Municipais e Estaduais, grupos de idosos e crianças, demais entidades, e, por fim, o desfile motorizado com instituições públicas e privadas.

Haverá ainda uma VBTP - MR Guarani (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas – Guarani) do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Campinas, que fará o percurso do desfile e ficará exposta na praça.

A dispersão será na praça José Bonifácio, na altura do Poupatempo Estadual – o desfile motorizado segue até a rua Prudente de Moraes.

MERCADÃO - Neste ano, o tema é Sabores da Liberdade: Mercadão Municipal – uma tradição de Piracicaba, que vem sendo trabalhado nas escolas com o objetivo de valorizar a memória e a cultura do espaço, ressaltando sua importância histórica e econômica, além de incentivar a população a conhecer e apoiar o comércio e a gastronomia locais. A escolha do tema reforça a relevância do Mercadão após o incêndio ocorrido em julho deste ano, que comoveu toda a cidade, evidenciando a força da tradição e da identidade piracicabana ligadas ao espaço.

ESTRUTURA – A estrutura do evento contará com banheiros públicos no Posto de Saúde Central (Postão), banheiros químicos próximos ao Mercado Municipal e na praça José Bonifácio. O atendimento de saúde será realizado por equipes do Setor de Saúde do Escolar, instaladas em pontos estratégicos do percurso, além do apoio do SAMU. O policiamento será feito a pé e motorizado, garantindo segurança em todo o trajeto.

Conforme instruções da comissão organizadora do evento, estão vedadas durante a realização do desfile manifestações religiosas, a presença de pessoas com placas, distribuição de panfletos de partidos políticos e apresentação de evolução frente ao palco das autoridades. Essas medidas foram tomadas para que o desfile transcorra dentro das normalidades de horário devido ao grande número de participantes, em sua maioria, crianças.

Divulgação Piracicaba

TRÂNSITO – Conforme definido pela Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, as ruas do entorno serão interditadas a partir das 5h do dia 07/09. Estarão com trânsito interrompido, além da rua Boa Morte, as ruas Gomes Carneiro, Floriano Peixoto, Riachuelo, Ipiranga, Dom Pedro I, Dom Pedro II, Rangel Pestana e XV de Novembro (entre as ruas Governador Pedro de Toledo e Alferes José Caetano); e a rua José Ferraz de Carvalho (entre as ruas Benjamin Constant e Alferes José Caetano).

Além disso, haverá bloqueio dos acessos das ruas Moraes Barros, São José e Prudente de Moraes à praça José Bonifácio, por conta da área de dispersão do desfile. A previsão é que o trânsito seja liberado até as 13h. A Pasta reforça que as vias serão fechadas com gradis e/ou cones e que haverá agentes de trânsito nos locais, indicando as rotas alternativas.

Texto: Prefeitura de Piracicaba

Publicado por Danilo Telles / Grupo Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...