Crédito: Prefeitura de Piracicaba
Atendimentos serão realizados nas seis unidades dos Cras da cidade, sempre mediante agendamento prévio, a partir de 17/04
A Prefeitura de Piracicaba,
por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e
Família, inicia na quinta-feira, 17/04, o atendimento descentralizado do
Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. A ação será
realizada semanalmente, sempre às quintas-feiras, nas seis unidades dos Centros
de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade: Jardim São Paulo,
Piracicamirim, Mário Dedini, Novo Horizonte, São José e Vila Sônia.
Para ser atendido, é
necessário agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone da Central do
Cadastro Único, (19) 3417-8801, e também está disponível o agendamento on-line
pelo link: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/cadastro-unico
O atendimento nos Cras é fruto
de um planejamento conjunto entre a equipe do Cadastro Único e os profissionais
das unidades de referência. O objetivo é ampliar o acesso das famílias em
situação de vulnerabilidade aos programas sociais. “Com essa ação, conseguimos
fortalecer a presença da assistência nos territórios, aproximar o serviço das
comunidades e facilitar o acesso a benefícios essenciais”, destaca a secretária
de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas.
O CadÚnico é o principal
instrumento de identificação socioeconômica das famílias de baixa renda, com
renda per capita de até meio salário-mínimo (R$ 759 por pessoa).
Operacionalizado pela Secretaria de Assistência em parceria com organização da
sociedade civil, o cadastro é necessário para o acesso a programas como Bolsa
Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada
(BPC), entre outros. Estar no Cadastro Único, no entanto, não garante inclusão
automática nos programas, pois cada um deles possui critérios próprios, sob
responsabilidade do Governo Federal.
A coordenadora do Cadastro
Único, Mônica Rodrigues, destaca os ganhos sociais da iniciativa: “levar o
CadÚnico para os Cras é uma forma concreta de facilitar a vida da população,
principalmente de quem mora em regiões mais afastadas do Centro e, ao mesmo
tempo, integrar o cadastramento à rede de serviços da assistência social,
beneficiando diretamente quem mais precisa”, afirma.
Além do atendimento
descentralizado nas unidades dos Cras, a Central do Cadastro Único mantém os
atendimentos normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, mediante
agendamento prévio. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (19)
3417-8801 ou pelo site https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/cadastro-unico.
A Central está localizada na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900,
Centro.
Conforme orientação do Ministério do Desenvolvimento Social (Informe nº 075, de
07/03/2025), cadastros de pessoas unipessoais (que moram sozinhas) deverão ser
feitos exclusivamente por visita domiciliar.
SERVIÇO
Atendimento descentralizado do
Cadastro Único. Atendimento Cras Jardim São Paulo, Piracicamirim,
Mário Dedini, Novo Horizonte, São José e Vila Sônia, a partir de 17/04.
Agendamentos: (19) 3417-8801, ou
pelo: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/cadastro-unico
Central do Cadastro Único – Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro. Atendimento
de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Agendamentos: (19) 3417-8801, ou
pelo: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/cadastro-unico
Informações pelo telefone (19) 3417-8801.