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RELATÓRIO FINAL APONTA CAUSAS QUE LEVARAM A QUEDA DE AVIÃO QUE DEIXOU 7 MORTOS EM PIRACICABA

Publicada em: 20/02/2025 11:08 - Piracicaba

Foto: Paulo Ricardo/Futura Press/Estadão Conteúdo

O relatório final do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre o acidente aéreo que matou 7 membros da família Silveira Mello em 14 de setembro de 2021 em Piracicaba, foi divulgado na última semana. Excesso de peso na decolagem e aumento de velocidade da hélice de um dos motores foram algumas das causas apontadas.

Na data do acidente, o empresário Celso Silveira Mello Filho, sua esposa, três filhos, piloto e copiloto, partiram pouco antes das 9h do Aeroporto Municipal Pedro Morganti, em Piracicaba. A viagem teria como destino o Pará, para uma fazenda da família, onde passariam uma semana. O avião caiu 15 segundos após a decolagem, em uma área de mata próxima à Faculdade de Tecnologia (Fatec), no bairro Santa Rosa. A aeronave King Air B200 havia retornado da oficina um dia antes.

O relatório não identificou falhas mecânicas no voo do acidente, mas elencou supostos erros de operação.

Segundo o Cenipa, o avião estava operando com 623 quilos acima do peso máximo permitido, o que comprometeu sua sustentação. A investigação identificou também que a hélice esquerda estava operando mais rápido que a hélice direita. Com isso, os pilotos teriam descuidado da velocidade, que se reduzia.

"No voo da ocorrência, a tripulação fixou-se no excesso de rotações por minuto, não tendo notado, em tempo hábil, que a velocidade se reduzia, fato que limitou a possibilidade de se reagir tempestivamente à condição de estol [termo que se refere a perda de sustentação das asas de um avião que pode causar uma queda brusca].”, diz trecho do relatório, que também analisa a percepção dos pilotos diante a situação.

“A condição de estol, provavelmente relacionada à gradual redução de velocidade que se seguiu à redução dos manetes de potência, não foi percebida em tempo hábil para que pudesse ser projetada uma reação. Naquele contexto, houve a percepção exclusivamente da condição de RPM da hélice ligeiramente excessivo.”

De acordo ainda com o relatório, uma possível manobra de embandeiramento pode ter dado início à perda de controle da aeronave.

Segundo o Cenipa, o relatório é voltado a prevenir outros acidentes aeronáuticos futuros. Ao final do documento, a unidade recomendou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): "Analisar a viabilidade de estabelecer prazo de validade dos endossos emitidos para modelos específicos de aeronaves Classe, como o B200, a fim de assegurar que os pilotos passem por um processo de reciclagem nesses modelos de aeronaves."

- Da redação

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