Foto: Assessoria Parlamentar
Em audiência pública, na
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a deputada estadual Professora
Bebel (PT) reforçou a defesa da educação a inclusão qualificada de estudantes
com deficiência na rede estadual de ensino. A audiência foi realizada no final
da tarde e início da noite desta última terça-feira, 18 de fevereiro, plenário
do auditório Teotônio Vilela e foi marcado pela palestra proferida por
Francisco Alexandre Dourado Mapurunga, diretor na Diretoria de Políticas de
Educação Especial na Perspectiva Inclusiva na SECADI, do Ministério da
Educação, e participação de Ana Paula
Oliveira, consultora de projetos em Educação Especial da Secretaria Estadual da
Educação, além de Gustavo Samuel, coordenador
do Núcleo Especializado de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado
de São Paulo; Guilherme de Almeida, presidente da Associação Nacional de Inclusão
do Autista e Luciana Alves, mãe atípica da cidade de Franca. Professores e pais
de alunos também participaram.
Ao final da audiência, a
deputada Professora Bebel, que também é segunda presidenta da Apeoesp, destacou
que “tivemos exposições que trouxeram dados e informações importantes para a
compreensão de todos os problemas e desafios para a inclusão desses estudantes
nas classes do ensino regular. Foi bom ouvir do representante do MEC que haverá
uma linha de PDDE (dinheiro direto na escola) para que as escolas possam ter
mais recursos e, também, programa para formação de professores, gestores e
outros profissionais e outras medidas no sentido da educação inclusiva, como o
próximo lançamento da Rede Nacional de Educação Inclusiva, com agentes de
articulação que, com bolsas, atuarão dentro dos estados de forma regionalizada,
no caso de São Paulo, nas regiões das Diretorias de Ensino, além do
Observatório da Educação Inclusiva”, disse.
Ouvindo pais, mães, os
professores e as pessoas com deficiência, que vivenciam ou já vivenciaram essa
realidade, Bebel diz que foi possível constatar que as políticas educacionais
voltadas a este segmento no Estado de São Paulo são falhas e estão longe ainda
de representar a inclusão com qualidade que almejamos. “As escolas carecem de
recursos e instrumentos suficientes para esta inclusão”, enfatiza.
No momento, diante de tudo que
foi relatado, a deputada Professora Bebel diz que é importante que a Secretaria
assegure professores especialistas para trabalharem com os estudantes com
deficiência, assim com profissionais de apoio com formação adequada,
contratados pelo próprio Estado e não terceirizados por meio de editais, como
vem sendo feito pela Secretaria Estadaul da Educação. “É importante que haja
integração desses estudantes com seus colegas e também a integração que o
professor regente promova juntamente com o professor especialista. Além disso,
sabemos, o grande número de estudantes por classe dificulta o trabalho e a
atenção dos professores para com esses estudantes”, diz.
Bebel reforçou, ainda que, o seu mandato na Assembleia Legislativa continuará trabalhando pela construção dessa política de Estado para a Educação Especial e Inclusiva, para que haja verdadeira integração de todos os estudantes, com permanência no tempo e no espaço, sem descontinuidades e improvisos a cada novo governo.
Texto: Vanderlei Zampaulo
Publicado por Danilo Telles | Jornalista da MTV