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EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALESP, BEBEL REFORÇA DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Publicada em: 20/02/2025 10:54 - São Paulo

Foto: Assessoria Parlamentar

Em audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a deputada estadual Professora Bebel (PT) reforçou a defesa da educação a inclusão qualificada de estudantes com deficiência na rede estadual de ensino. A audiência foi realizada no final da tarde e início da noite desta última terça-feira, 18 de fevereiro, plenário do auditório Teotônio Vilela e foi marcado pela palestra proferida por Francisco Alexandre Dourado Mapurunga, diretor na Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva na SECADI, do Ministério da Educação, e participação de  Ana Paula Oliveira, consultora de projetos em Educação Especial da Secretaria Estadual da Educação, além de  Gustavo Samuel, coordenador do Núcleo Especializado de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Guilherme de Almeida,  presidente da Associação Nacional de Inclusão do Autista e Luciana Alves, mãe atípica da cidade de Franca. Professores e pais de alunos também participaram.

Ao final da audiência, a deputada Professora Bebel, que também é segunda presidenta da Apeoesp, destacou que “tivemos exposições que trouxeram dados e informações importantes para a compreensão de todos os problemas e desafios para a inclusão desses estudantes nas classes do ensino regular. Foi bom ouvir do representante do MEC que haverá uma linha de PDDE (dinheiro direto na escola) para que as escolas possam ter mais recursos e, também, programa para formação de professores, gestores e outros profissionais e outras medidas no sentido da educação inclusiva, como o próximo lançamento da Rede Nacional de Educação Inclusiva, com agentes de articulação que, com bolsas, atuarão dentro dos estados de forma regionalizada, no caso de São Paulo, nas regiões das Diretorias de Ensino, além do Observatório da Educação Inclusiva”, disse.

Ouvindo pais, mães, os professores e as pessoas com deficiência, que vivenciam ou já vivenciaram essa realidade, Bebel diz que foi possível constatar que as políticas educacionais voltadas a este segmento no Estado de São Paulo são falhas e estão longe ainda de representar a inclusão com qualidade que almejamos. “As escolas carecem de recursos e instrumentos suficientes para esta inclusão”, enfatiza.

No momento, diante de tudo que foi relatado, a deputada Professora Bebel diz que é importante que a Secretaria assegure professores especialistas para trabalharem com os estudantes com deficiência, assim com profissionais de apoio com formação adequada, contratados pelo próprio Estado e não terceirizados por meio de editais, como vem sendo feito pela Secretaria Estadaul da Educação. “É importante que haja integração desses estudantes com seus colegas e também a integração que o professor regente promova juntamente com o professor especialista. Além disso, sabemos, o grande número de estudantes por classe dificulta o trabalho e a atenção dos professores para com esses estudantes”, diz.

Bebel reforçou, ainda que, o seu mandato na Assembleia Legislativa continuará trabalhando pela construção dessa política de Estado para a Educação Especial e Inclusiva, para que haja verdadeira integração de todos os estudantes, com permanência no tempo e no espaço, sem descontinuidades e improvisos a cada novo governo.

Texto: Vanderlei Zampaulo
Publicado por Danilo Telles | Jornalista da MTV

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