Foto: Danilo Telles | TV
Metropolitana
Na tarde desta terça-feira
(18), nossa equipe voltou na Av. Dr. Paulo de Moraes na Paulista em Piracicaba,
e constatou que a entrega de cestas básicas aos servidores da Prefeitura de
Piracicaba já estava normalizada, diferente do que foi constatado na
segunda-feira (17), onde servidores ativos, inativos e pensionistas enfrentaram
longas filas sob forte sol para retirar seus mantimentos, gerando transtornos e
reclamações.
Entenda o cenário no primeiro
dia de entrega
As entregas estão sendo
realizadas na Avenida Dr. Paulo de Moraes, uma das principais avenidas de
Piracicaba. O local e a logística adotada foram criticados por servidores e
motoristas que passavam pelo local durante várias horas do dia.
“Os transtornos afetam tanto
os servidores, que precisam aguardar por horas para receber a cesta, quanto a
população, que sofre com o trânsito caótico causado pela falta de planejamento.
São mais de 8.000 servidores que dependem desse benefício. Como a empresa
pretende agilizar essa situação?”, questionou o dirigente José Valdir Martins,
responsável pela ouvidoria do Sindicato dos Municipais de Piracicaba, que
esteve no local na segunda-feira (17).
Ainda na segunda-feira, diversos servidores expressaram seu descontentamento. “É um absurdo! Além do atraso na entrega da cesta, ainda somos obrigados a esperar por horas para conseguir retirar a cesta”, reclamou um dos trabalhadores.
Procurado, o Sindicato dos
Servidores Municipais emitiu uma nota dizendo que a diretoria solicitava que a
CBB reavaliasse a estratégia logística e implementasse melhorias para garantir
que as necessidades dos servidores fossem atendidas de maneira eficaz.
Em nota, a Prefeitura de
Piracicaba informou que “o fornecimento das cestas teve de ser feito de forma
emergencial com a empresa Cesta Básica Brasil para garantir o benefício aos
servidores já que a gestão anterior atrasou o processo licitatório para
aquisição dos itens.” A nota ainda diz que “A Prefeitura, por meio da
Secretaria Municipal de Administração e Governo, está ciente e já se reuniu com
os representantes da empresa Cesta Básica Brasil e com a Secretaria de
Segurança Pública, Trânsito e Transportes em busca de solucionar a questão logística
o mais rápido possível.”
O que disse a empresa?
“A Cesta Básica Brasil já está
tomando as devidas providências junto à Prefeitura de Piracicaba”
Cenário atual
Na noite de segunda (17), a Prefeitura
divulgou um novo cronograma para a retirada das cestas básicas, medida adotada
para agilizar a retirada das cestas básicas pelos servidores.
Agora, a entrega será feita da
seguinte maneira:
18 e 19/02 – Aposentados e
Pensionistas
20 e 21/02 – Secretaria de
Educação
22/02 – Aberto para todos
24/02 – Secretaria de Educação
25 e 26/02 – Secretaria de Saúde
27/02 – Aberto para todos
Nas redes sociais, a
prefeitura informou que o cronograma não é obrigatório, mas é uma sugestão para
evitar filas.
“A Prefeitura, por meio da
Secretaria de Administração e Governo, informa que com o novo cronograma
adotado as filas tiveram uma diminuição significativa e menor impacto no
trânsito. Até o momento, foi constatado que mais de 30% dos servidores já
retiraram suas cestas, uma procura acima do habitual nos dois primeiros dias.
A Prefeitura irá acompanhar e monitorar o processo de entrega, que se estenderá
pelos próximos 8 dias, com término agendado para o dia 27 de fevereiro e, se
necessário, fará novos ajustes para garantir que os servidores retirem suas
cestas de forma rápida e sem transtornos no trânsito da região.”
A equipe da TV Metropolitana
esteve no local nesta terça (18) e constatou que a entrega de cestas básicas
aos servidores da Prefeitura de Piracicaba já estava normalizada.
- Da redação