Tocando Agora: ...

PF CUMPRE MANDADOS NA REGIÃO DE PIRACICABA EM OPERAÇÃO CONTRA O COMÉRCIO ILEGAL DE ANIMAIS SILVESTRES

Publicada em: 30/01/2025 10:17 - Região

A Polícia Federal de Campinas e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou na manhã desta quinta-feira (30) a Operação Arca de Noé 2, que visa reprimir o comércio ilegal de animais silvestres realizado pela internet.

Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Primeira Vara Federal em Campinas. As ações ocorrem em diversas cidades do estado de SP, incluindo Campinas, Guarulhos, São Paulo, Sorocaba, Votorantim e Rio Claro, além de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro.

A investigação teve início após a Operação Arca de Noé I, realizada em abril de 2024, quando a Polícia Federal prendeu em flagrante um homem de 34 anos por manter ilegalmente em cativeiro dezenas de animais silvestres, incluindo cobras, aranhas, lagartos e tartarugas. O suspeito utilizava as redes sociais para comercializar os animais sem a devida autorização ou licença.

A partir dessa prisão, os agentes identificaram uma extensa rede de contatos envolvida na compra e venda clandestina de espécies nativas e exóticas. A Operação Arca de Noé II tem como foco os demais integrantes dessa rede criminosa, com o objetivo de colher provas e responsabilizar os envolvidos.

De acordo com a PF, os investigados poderão responder por diversos crimes ambientais. As penas previstas podem chegar a três anos de prisão, e, caso seja comprovado que os animais foram adquiridos de outros países, as penas podem ser mais severas.

Os animais resgatados durante a operação serão encaminhados a centros especializados, como o Instituto Butantan, em São Paulo, para reabilitação e cuidados. 

Publicado por: Enzo Oliveira | TV Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...