Player
Tocando Agora
Carregando...

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR MAUS-TRATOS CONTRA CÃES EM PIRACICABA; UM DOS ANIMAIS PASSOU POR EUTANÁSIA

Publicada em: 23/06/2026 23:10 -

Foto: Divulgação

Um funcionário público municipal foi preso em flagrante sob suspeita do crime de maus-tratos a animais na tarde de segunda-feira (22), no bairro Vila Independência, em Piracicaba. A Polícia Militar e uma médica veterinária constataram que três cães sofriam negligência na residência do suspeito e em uma clínica da região.

Uma das cadelas chegou a um consultório em estado terminal e precisou passar por eutanásia (sacrificada) devido à gravidade de seu estado de saúde. Os outros dois cachorros resgatados pelas autoridades seguem internados em tratamento médico.

A ocorrência teve início após o homem levar a cadela debilitada para atendimento veterinário. Conforme o boletim de ocorrência a profissional responsável constatou que o quadro era irreversível. Paralelamente, surgiram relatos de testemunhas de que o tutor pretendia enterrar o animal vivo e mantinha outros cães em condições severas de abandono em sua casa.

Ao identificar a situação do animal, a clínica veterinária acionou a protetora Tathy Duda para auxiliar o tutor. Integrantes da proteção animal entraram em contato com o proprietário para oferecer assistência, prontificando-se a intermediar doações, além de fornecer medicamentos e tratamento veterinário de forma totalmente gratuita.

No entanto, o homem recusou a ajuda sem custos. Diante da negativa em aceitar o suporte e da gravidade em que os animais se encontravam, os ativistas resolveram acionar a Polícia Militar. No endereço do suspeito, as autoridades localizaram um cão com lesões visíveis no quintal e um terceiro no interior do imóvel.

A protetora de animais Tathy Duda afirmou que a gravidade da situação mobilizou a comunidade e os defensores locais. "Com a gravidade do estado que a cachorrinha chegou na clínica veterinária e infelizmente teve que ser feito eutanásia e pelo fato do proprietário ter comentado na vizinhança que iria enterrar ela viva e depois imagens de como estavam os outros animais não dava para deixar pra lá", declarou.

"Chamamos as autoridades pois se não fizéssemos além de morrer um iriam morrer os outros agonizando da mesma forma que foi deixada a primeira.

Os animais não conseguem falar e nós da proteção animal fazemos isso, somos a voz deles. Passou da hora de deixar pra lá, já existe lei e deve ser cumprida. A sociedade está cansada deste tipo de violência contra os animais e temos que mobilizar as autoridades para o combate aos maus-tratos. Por mais que ele foi solto, vai responder pelo crime de maus-tratos e esperamos sim que seja feita justiça", concluiu a ativista.

O caso foi registrado no 2º Distrito Policial de Piracicaba com base no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda, quando a conduta envolve cães ou gatos. O servidor público passou por audiência de custódia, foi liberado e responderá ao processo em liberdade.

Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...