Foto: Polícia Civil
Grupo mora em Piracicaba; celulares e computadores foram apreendidos
Uma operação conjunta das polícias civis de Mato Grosso e de São Paulo prendeu três pessoas suspeitas de integrar um grupo especializado em crimes de fraude eletrônica em Piracicaba (SP). A ação, chamada de Operação CyberCombat, foi realizada na manhã desta terça-feira (21) e contou com apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), vinculado ao Deinter 9.
As prisões ocorreram nos bairros Jardim Alvorada e Nova América. Foram presos dois homens, de 21 e 27 anos, e uma mulher, de 28 anos, todos moradores de Piracicaba.
Segundo a polícia, os investigados são suspeitos de invadir contas do portal Gov.br de vítimas, entre elas um procurador de Justiça do Estado de Mato Grosso, para uso indevido de dados pessoais. O procurador não chegou a sofrer prejuízo financeiro, mas teve informações utilizadas de forma fraudulenta.

Foto: Polícia Civil
De acordo com a investigação, após a invasão das contas, os dados eram usados para financiar veículos em concessionárias e para a abertura de contas bancárias em nome das vítimas, sem autorização. Os crimes investigados incluem fraude eletrônica, invasão de dispositivo eletrônico, falsidade ideológica e associação criminosa.
A operação envolveu equipes do 1º Distrito de Investigação Geral (DIG), da Secretaria de Combate ao Crime Organizado (Secold), setores de inteligência, Grupo de Operações Especiais (GOE), além do Deic de Piracicaba.

Foto: Polícia Civil
Durante a ação, celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos e serão submetidos à perícia. Após passarem por exame no Instituto Médico Legal (IML), os suspeitos foram encaminhados à cadeia pública local, onde permanecem à disposição da Justiça.
Por: Enzo Oliveira | TV Metropolitana