Tocando Agora: ...

HOLOCAUSTO NUNCA MAIS: ATO EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO ACONTECE NO TEATRO DO ENGENHO

Publicada em: 21/01/2026 01:12 -

 

 

 

Joshua Struk, sobrevivente do Holocausto, será o convidado de honra do evento - (Foto: Marianne Kawaguchi)

 

O Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, receberá no sábado, 23 de janeiro de 2026, às 10h, a oitava edição do Ato em Memória às Vítimas do Holocausto, promovido pela Associação Memorial Amigos de Sião (AMAMOS), braço local do World Jewish Congress; com apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria de Cultura. Realizado de forma contínua desde 2019, o Ato se consolida como um espaço permanente de preservação da memória histórica e de reflexão coletiva sobre as consequências do ódio, da intolerância e da negação dos direitos humanos.

 

Pela primeira vez, a cerimônia ocorrerá na sala de espetáculos do teatro, e não mais no hall, como nas edições anteriores. O evento manterá seu caráter laico, apolítico e apartidário, reafirmando o compromisso exclusivo com a memória das vítimas do nazismo e com a educação histórica como instrumento de prevenção a novas formas de violência e discriminação. Segundo Mauricio Ribeiro, jornalista e coordenador da AMAMOS, “o Ato é um espaço inclusivo e fraterno para pessoas de todas as origens; mas jamais dará espaço para manifestações políticas ou de cunho ideológico”, frisa; “principalmente pelo fato de ser um ano eleitoral. É necessário preservar a natureza original da iniciativa”, esclarece. Vale lembrar que o Ato é extensão da campanha #WeRemember, que mobiliza as redes sociais durante o mês de janeiro em torno da lembrança do Holocausto como episódio histórico a não ser repetido.

 

Nesta edição, o sobrevivente do Holocausto Joshua Strul volta a Piracicaba como convidado especial, mas dessa vez não fará uma palestra formal. O romeno, que vive em São Paulo desde a década de 50, será entrevistado no palco pelos jornalistas Patrícia Polacow, Ronaldo Castilho e Neto Barbosa, em um formato de diálogo que permitirá maior aprofundamento em sua trajetória de vida, suas memórias e suas reflexões sobre o valor do testemunho histórico em um mundo marcado pelo avanço do negacionismo.

 

Após a entrevista, o acendimento das velas será o ponto central e mais simbólico do Ato. O cerimonial, que será conduzido pela comunicadora Gill Mattos, reunirá representantes de diferentes grupos historicamente perseguidos pelo regime nazista e por outras formas de intolerância. Estão confirmadas as participações de Emici Heli, músico que representará a população negra; Nara Weiss, empresária, representando a comunidade judaica; Wand Campelo, psicólogo, representando a comunidade LGBTQIA+; Júlia Furlan, jovem autista, representando as pessoas com deficiência; e José Roberto Colletti Junior, advogado, representando a Maçonaria. O gesto coletivo reforçará a dimensão universal da memória do Holocausto e seu significado para diferentes segmentos da sociedade contemporânea.

 

O Ato também contará com a apresentação do texto teatral “Sobreviventes”, da Cia Teatral Kadimah, composto por monólogos baseados em relatos de judeus que sobreviveram ao Holocausto e imigraram para o Brasil. A encenação, com texto e direção de Mauricio Ribeiro, ampliará o caráter sensível e humano do evento, conectando história, arte e memória por meio de narrativas individuais que dialogam diretamente com o público.

 

Ao longo de suas edições, o Ato Memorial em Piracicaba tem reunido representantes da sociedade civil, educadores, estudantes e cidadãos interessados em manter viva a lembrança de um dos períodos mais sombrios da história da humanidade. Em 2026, a iniciativa reforçará, mais uma vez, que lembrar não é apenas um exercício do passado, mas um compromisso ético com o presente e com o futuro.

 

Serviço:
Ato em Memória às Vítimas do Holocausto
Sábado, 23 de janeiro de 2026, 10h
Teatro Erotides de Campos -  Engenho Central
Avenida Dr. Maurice Allain, s/nº, Piracicaba
Entrada gratuita, sujeita à quantidade de assentos disponíveis

Texto: Mauricio Ribeiro

Publicado por Danilo Telles/Grupo Metropolitana

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...