Tocando Agora: ...

MOTOCICLISTA SE ENROSCA EM FIAÇÃO SOLTA E SOFRE QUEDA NA REGIÃO DO JUPIÁ

Publicada em: 06/01/2026 14:27 -

Foto: Danilo Telles/MTV

Um motociclista ficou ferido na manhã desta segunda-feira (5) após se enroscar em cabos de telefonia e internet que estavam suspensos em baixa altura na Avenida dos Marins, no bairro Glebas Califórnia, região do Jupiá, em Piracicaba (SP). Com o impacto, o capacete da vítima foi arrancado e seus óculos quebraram. O condutor sofreu ferimentos no nariz e danos materiais na motocicleta.

De acordo com relatos de testemunhas e passageiros, o incidente teria sido provocado inicialmente por um ônibus da Linha 712 (Pau d’Alinho), por volta das 9h17. O veículo teria enroscado e derrubado a fiação na altura do número 1.200 da avenida. O motorista do ônibus chegou a parar, desenroscar os fios e seguir viagem, mas a fiação permaneceu em altura perigosa, atingindo o motociclista que passava na sequência.

A CPFL Paulista informou que os cabos pertencem a empresas de telecomunicações, e não à rede elétrica. No entanto, a concessionária enviou uma equipe para realizar a remoção do risco em caráter emergencial e afirmou que notificará as operadoras responsáveis. Segundo a CPFL, somente em 2025 foram emitidas 1,9 mil notificações por irregularidades em cabos de telefonia em Piracicaba.

A operadora Vivo enviou nota lamentando o acidente e solidarizando-se com a vítima. A empresa afirmou ter enviado técnicos ao local e relatou que, segundo imagens de monitoramento, o rompimento inicial teria sido causado por um caminhão que trafegava antes da vítima. A fiação danificada já foi retirada.

A fiação de telefonia deve seguir normas técnicas de altura mínima para evitar obstrução do tráfego. A CPFL ressaltou que, por lei, é obrigada a ceder espaço nos postes, mas a manutenção e o padrão dos fios são de responsabilidade exclusiva das operadoras. Os cabos de energia elétrica, de responsabilidade da distribuidora, ficam instalados em nível superior e seguem normas rígidas de segurança.

A Prefeitura de Piracicaba foi procurada pela reportagem para comentar a fiscalização no local e o envolvimento do ônibus do transporte coletivo, mas não se pronunciou até o fechamento desta matéria.

Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista/Grupo Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...