Foto: Prefeitura de Piracicaba
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba informou que está operando com sua capacidade total nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) para assegurar o abastecimento durante as celebrações de fim de ano. Atualmente, a autarquia fornece uma média de 2.250 litros por segundo (l/s), sendo 1.500 l/s provenientes da ETA Capim Fino e 750 l/s da ETA Luiz de Queiroz.
O volume atual representa um avanço em relação ao mesmo período de 2024, quando a produção da ETA Luiz de Queiroz era de apenas 350 l/s. No entanto, o Semae monitora um aumento significativo no consumo em regiões com maior concentração de chácaras e condomínios com piscinas, como Volta Grande, Campestre e Colinas de Piracicaba, devido à recente onda de calor.
O presidente da autarquia, Ronald Pereira, explicou que o Centro de Controle Operacional (CCO) identifica os pontos de maior demanda para direcionar ações e, se necessário, o envio de caminhões-pipa. Segundo ele, a pressão constante na rede antiga tem causado rompimentos pontuais nas regiões Leste e Norte da cidade, mas as equipes de plantão têm realizado os consertos no mesmo dia.
“O volume e as diferentes formas de pressão que a água exerce na rede ao longo do dia têm causado rompimentos de grande porte. Nossas equipes estão atuantes para evitar o desperdício”, afirmou Pereira. No primeiro ano da gestão do prefeito Helinho Zanatta, o Semae aplicou R$ 118 milhões em obras estruturantes, incluindo novas adutoras e modernização da captação. Para 2026, está prevista a construção de novos reservatórios em Santa Teresinha e Vila Independência.
Com a previsão de novas altas temperaturas, a autarquia orienta os moradores a adotarem práticas de economia, como banhos reduzidos para cinco minutos, fechamento de torneiras ao lavar louças e o reuso da água da máquina de lavar para a limpeza de calçadas.
Para relatar vazamentos ou falta de água, a população pode utilizar o WhatsApp (19) 3403-9608, a central 0800 772 9611 ou o número 115.
Texto: Da Redação
Publicado por Danilo Telles/Grupo Metropolitana