Morador do Algodoal, Celmo Oliveira, de 67 anos, usa medicamento para pressão ocular disponibilizado pela farmácia há 3 anos. “Está aprovadíssimo este novo lugar. É mais amplo e as pessoas que vem retirar o medicamento ficam melhor acomodadas”. - Foto: Prefeitura de Piracicaba
Novo espaço fica na avenida Dr. Paulo de Moraes, ao lado do Fundo Social de Solidariedade, e foi oferecido pela primeira-dama, Valkíria Callovi.
A Farmácia de Alto Custo de Piracicaba começou a funcionar em novo endereço ontem, segunda-feira, 24/11: na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.073 (em frente ao Varejão da Paulista) e ao lado do prédio onde funciona o Fundo Social de Solidariedade. A mudança para o imóvel de 620 metros quadrados tem como objetivo oferecer mais conforto, acessibilidade e qualidade no atendimento aos pacientes.
O novo espaço para abrigar a Farmácia foi oferecido pela presidente do Fundo Social e primeira-dama, Valkíria Callovi. “O prédio do Fundo Social tem uma boa estrutura e é capaz de abrigar os dois serviços, que são muito importantes para a população. Agora, de fato, as pessoas que precisam retirar os medicamentos terão muito mais conforto para fazê-lo nesse novo espaço. Outra vantagem é a localização, de fácil acesso e com várias opções no transporte coletivo. É uma conquista de todos”, comemorou Valkíria.
O novo espaço fornece melhores condições sanitárias e de acessibilidade e o horário de funcionamento permanece o mesmo: de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
A Farmácia de Alto Custo disponibiliza medicamentos indicados para tratar doenças graves, crônicas ou raras. Para ter acesso é preciso apresentar prescrição médica detalhada, laudos, documentos e exames médicos. Os medicamentos entregues ao público são fornecidos pelo Estado e pelo Ministério da Saúde.
“A mudança foi planejada com o objetivo de aprimorar os fluxos de atendimento e armazenamento, garantindo maior eficiência na dispensação dos medicamentos do chamado Componente Especializado. Com a nova estrutura, esperamos oferecer um ambiente mais acolhedor aos pacientes e dar mais agilidade na dispensação de medicamentos, fortalecendo a qualidade e a humanização do serviço prestado”, relata o secretário-executivo de Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde, Gustavo Aguiar.
A Farmácia de Alto Custo de Piracicaba atende, em média, 12 mil pacientes por mês e dentre os medicamentos disponíveis estão os indicados para o tratamento de artrite reumatoide, esclerose múltipla, doença de Crohn, hepatite viral, asma, DPOC, Parkinson, epilepsia, diabetes tipo 1, esquizofrenia, entre outras enfermidades contempladas pelos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde.
“A mudança de endereço representa mais um passo no compromisso da Secretaria de Saúde em aprimorar a estrutura dos serviços oferecidos à população. Queremos que os pacientes tenham um ambiente mais acolhedor e organizado, que facilite o acesso e garanta o atendimento com qualidade e dignidade”, destaca o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco.

Daiane Souza Santos foi ao novo endereço da farmácia na segunda-feira para buscar o medicamento usado há um ano pelo filho Lucas, de 14 anos. “O espaço aqui é melhor. Tem lugar para sentar, acomoda melhor os idosos também”, disse. Ela citou também maior facilidade de acesso ao transporte público.“Tem mais linhas”. - Foto: Prefeitura de Piracicaba

Gilberto Barbosa, de 69 anos, usa os medicamentos disponibilizados pela Farmácia de Alto Custo há 8 anos. Morador do Jaraguá, aprovou a mudança. “Gostei do lugar, ficou bonito”, disse. - Foto: Prefeitura de Piracicaba
Texto Da Redação
Publicado por Danilo Telles/Grupo Metropolitana