Tocando Agora: ...

PROFESSORA BEBEL RECEBERÁ MEDALHA DA ORDEM NACIONAL DO MÉRITO EDUCATIVO EM BRASÍLIA

Publicada em: 14/11/2025 00:44 -

Foto: Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Professora Bebel (PT), segunda presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), será agraciada nesta sexta-feira, 14 de novembro, com a medalha da "Ordem Nacional do Mérito Educativo" do Ministério da Educação (MEC). A honraria, destinada a personalidades que se destacaram no desenvolvimento da educação brasileira, será entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em solenidade no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

A premiação marca o reconhecimento da atuação de Maria Izabel de Azevedo Noronha, Professora Bebel, que possui mais de 40 anos dedicados à defesa da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. A cerimônia integra ainda as comemorações pelos 95 anos de criação do MEC.

Professora Bebel é professora efetiva de Língua e Literatura Portuguesa, formada e mestre em Administração pela UNIMEP.

Sua trajetória pública é marcada por uma forte atuação no movimento sindical e político:

  • Liderança Sindical: Presidiu a Apeoesp, o maior sindicato de professores da América Latina, por cinco mandatos e atualmente é a segunda presidenta da entidade. Sua atuação como conselheira no Conselho Nacional de Educação (CNE) resultou na elaboração de pareceres e resoluções homologadas pelo MEC.
  • Atuação Parlamentar: Eleita deputada estadual em 2018, foi reeleita em 2022 com 155.983 votos, a maior votação de um deputado com domicílio eleitoral em Piracicaba.
  • Assembleia Legislativa: Atualmente, preside a Comissão de Educação e Cultura na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e atua como Procuradora Especial da Mulher. A parlamentar já apresentou mais de 210 proposituras, e coordena frentes parlamentares em defesa da Educação Básica, do Serviço Público e do Funcionalismo Estadual.

A Ordem Nacional do Mérito Educativo é regulamentada pelo Decreto nº 4.797, de 31 de julho de 2023, e visa agraciar aqueles que contribuem de forma significativa para a melhoria do ensino no país.

Texto: Da Redação

Publicado por Danilo Telles/Grupo Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...