Foto: Danilo Telles / TV Metropolitana
Rachadura em rocha é visível a quem passa pela via; último deslizamento no local foi em 2024
Uma rachadura nas rochas da grande pedreira às margens da estrada do Bongue, em Piracicaba, tem gerado preocupação entre moradores e motoristas que passam pelo trecho. A fenda, observada nesta quarta-feira (5), reacendeu o temor de novos deslizamentos, especialmente com a chegada do período de chuvas.
O receio da população se baseia em ocorrências anteriores. Em julho de 2024, duas rochas se desprenderam da mesma pedreira e atingiram a Avenida Jaime Pereira, na região. Uma delas, com cerca de uma tonelada, bloqueou totalmente a via.
Em nota enviada à TV Metropolitana, a Prefeitura informou que não houve alteração na estabilidade do local em relação ao último laudo técnico, realizado em abril de 2024. Segundo a administração, “a fissura indicada segue do mesmo tamanho”.

Foto: Danilo Telles / TV Metropolitana
A nota ainda diz que, no início de 2026, um geólogo será contratado para emissão de novo laudo.
“A Prefeitura vai seguir monitorando a formação e realiza estudo, que deve ser concluído no ano que vem, com o objetivo de tornar a pedreira um local estável, com a instalação de uma barreira metálica e com proteção em tela tipo spider”, finalizou.

Foto: Danilo Telles / TV Metropolitana
Por: Enzo Oliveira | TV Metropolitana