Tocando Agora: ...

PREFEITO "TIKTOKER" DE SOROCABA, RODRIGO MANGA, É AFASTADO DO CARGO POR DECISÃO JUDICIAL EM OPERAÇÃO DA PF QUE INVESTIGA DESVIOS NA SAÚDE

Publicada em: 06/11/2025 10:43 -

Foto: Divulgação

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (6) por determinação judicial, no âmbito da segunda fase da Operação “Copia e Cola” da Polícia Federal (PF), que apura suspeitas de irregularidades em contratos da área da saúde do município.

A decisão foi emitida pela Justiça Federal e atende a um pedido da PF, que investiga a atuação de uma organização social contratada pela prefeitura. O vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assume interinamente o comando do Executivo municipal.

O afastamento foi tornado público pelo próprio Manga, conhecido pelo uso frequente das redes sociais e apelidado de "prefeito TikTok", em um vídeo divulgado em suas plataformas digitais, gravado de Brasília. Na gravação, o prefeito afastado afirmou que foi "surpreendido" e sugeriu que a decisão teria motivação política.

“Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito. [...] O que a gente ouve de bastidores é que os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles e você tem sido uma ameaça, tanto na questão do Senado, como em outros cargos. Gente, não deu outra”, disse Manga no vídeo.

A ação desta quinta-feira, um desdobramento da operação iniciada em abril, resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão na cidade. Além disso, a Justiça determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens dos investigados no valor aproximado de R$ 6,5 milhões, e impôs medidas cautelares, como a suspensão de função pública e a proibição de contato com determinadas pessoas.

A Operação “Copia e Cola” visa desarticular uma organização suspeita de desviar recursos públicos por meio de contratos emergenciais e termos de convênio destinados à gestão de unidades de saúde.

Os investigados podem responder, de acordo com suas condutas individuais, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e contratação direta ilegal.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba confirmou o afastamento e informou que deve se posicionar oficialmente por meio de nota nos próximos dias. A investigação segue sob sigilo na Justiça Federal.

Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...