Foto: Wagner Romano
Uma idosa de 82 anos foi resgatada na tarde desta segunda-feira (3) em uma residência no bairro Vila Sônia, em Piracicaba, após vizinhos acionarem o socorro. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) encontraram a mulher acamada sozinha e em condições insalubres no imóvel.
A ocorrência aconteceu na Rua Bortolo Zanin. Segundo informações, a idosa estava sozinha na casa e relatou que seu filho havia viajado para Minas Gerais, deixando-a no local com pouca alimentação, baseada em frutas. Vizinhos afirmaram às equipes que situações de negligência semelhantes já teriam ocorrido anteriormente no mesmo endereço.
A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família da Prefeitura informou, por meio de nota, que o Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias (PEDI) já estava acompanhando o caso. A equipe do PEDI constatou a situação de abandono durante uma visita e acionou o SAMU.
A vítima foi prontamente socorrida pelo SAMU e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Sônia para avaliação de seu estado de saúde.
A Prefeitura destacou que a idosa é beneficiária de pensão e, por essa razão, não se enquadra nos critérios para ser abrigada em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
Diante do quadro de abandono, o Ministério Público foi acionado para que o filho da idosa seja notificado. A equipe do PEDI deve fornecer uma atualização completa da situação ao órgão na terça-feira.
A ocorrência foi atendida, entre outras equipes, pelo Auto Bomba (AB) 16-104 do Corpo de Bombeiros e pela equipe B16 do SAMU.
Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana