Foto: Divulgação
Morreu na manhã desta segunda-feira (20), aos 91 anos, o ex-vereador e advogado Frederico Alberto Blaauw. A Câmara Municipal de Piracicaba lamentou a morte do político, que exerceu o cargo por dois mandatos na década de 1970.
O velório de Frederico Blaauw teve início às 12h e se estendeu até as 18h desta segunda-feira (20).
Nascido em São Paulo em 27 de outubro de 1933, Frederico Blaauw construiu sua carreira profissional e política em Piracicaba. Ele foi vereador em duas legislaturas, de 1969–1973 e 1973–1977, quando foi eleito o mais votado pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) na cidade. Durante sua atuação na Câmara, foi líder da bancada do MDB e priorizou questões ligadas à educação, habitação e bem-estar da população. Blaauw também foi um dos fundadores do Partido Liberal (PL) em Piracicaba e do Lions Clube Cidade Alta.
Além da vida pública, Frederico Blaauw destacou-se na área da educação e do direito. Ele iniciou sua carreira como educador social no Serviço Social da Indústria (SESI), onde trabalhou por mais de 30 anos, chegando a supervisionar o Centro Social número 20, que abrangia Piracicaba.
Formado em Sociologia e Política, Blaauw cursou Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), sendo aprovado em primeiro lugar no vestibular de 1970 e integrando a primeira turma do curso. Ele atuou como advogado nas áreas de direito civil, do trabalho, tributário e contratual e foi docente universitário no curso de Direito da UNIMEP.
O ex-vereador também foi colunista do Jornal de Piracicaba.
Frederico Blaauw deixa os filhos Frederico Alberto Hencklain Blaauw e Cibele Hencklain Blaauw, além de quatro netos e demais familiares e amigos.
Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana