Foto: Assessoria Parlamentar
Solenidade contou com a participação de Gabriel Chalita, que falou da importância da luta dos sindicatos na defesa dos professores.
Ao presidir a sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em comemoração ao “Dia do Professor e da Professora”, a deputada estadual Professora Bebel (PT), reforçou a importância da luta por educação pública de qualidade para todos. A sessão, realizada no plenário Juscelino Kubsticheck da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, contou com a participação do professor Gabriel Chalita, que é membro da Academia Brasileira de Cultura, ex-secretário estadual de Educação e ex-deputado federal, e Gregório Grisa, secretário de articulação intersetorial e com os sistemas de ensino - Sase/MEC, além da participação de diversas entidades dos profissionais da educação, movimentos sociais, professores e estudantes.
Na abertura da sessão, a Professora Bebel destacou que a categoria, infelizmente, não tem muito o que comemorar, “mas temos muito que nos manifestar. Um dia sobre tudo para construímos a nossa luta por educação pública de qualidade”. Segunda presidenta da Apeoesp e presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Alesp, a deputada estadual Professora Bebel tem a educação como a causa da sua vida e o seu mandato popular voltado a garantir o respeito e a valorização do magistério paulista, assim como escola pública de qualidade para os filhos e filhas de trabalhadores.
Foto: Assessoria Parlamentar
Já o ex-secretário da Educação, Gabriel Chalita, cumprimentou cada professor pela sua missão de educar e destacou a importância dos sindicatos como forma de garantir a valorização dos profissionais da educação e também garantir ensino público de qualidade. Também falou que a luta política é essencial. “Aonde estive e nos cargos que estive, sempre respeitei os sindicatos, por ter essa visão de que a gente passa e os sindicatos permanecem, cuidando para que esses profissionais tenham o valor que merecem, até porque o professor não é nenhuma máquina. É tão interessante que se joga um monte de responsabilidade para a escola, mas não se dá estrutura e condições para que esses profissionais desenvolverem com excelência o seu ofício”, completou.
Na solenidade, professores exibiam com orgulho a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), que é um reconhecimento do governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), à profissão de professor que é a base de todas as outras. Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República, Bebel diz que essa iniciativa do governo do presidente Lula representa uma conquista para os professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas, que, por meio do documento oficial, terão acesso a benefícios e vantagens exclusivas.
Texto: Vanderlei Zampaulo/Jornalista
Publicado por Danilo Telles/Grupo Metropolitana