Foto: Divulgação
Um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, causou um apagão que atingiu estados de todas as regiões do Brasil e o Distrito Federal na madrugada desta terça-feira (14). De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o incidente desligou toda a subestação de 500 kV, desconectando as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste e provocando uma "contingência severa" no Sistema Interligado Nacional (SIN).
O apagão, que ocorreu por volta da 0h, afetou cerca de 10.000 MW de carga no SIN. Apesar da abrangência, o MME informou que a situação foi controlada e o fornecimento de energia foi restabelecido em poucas horas.
Segundo o Ministério, a recomposição das cargas ocorreu de maneira controlada:
- Até 1h30, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas.
- As cargas da Região Sul foram totalmente recompostas por volta de 2h30.
O MME destacou que o tempo de recomposição total foi inferior a ocorrências de porte similar já registradas no SIN.
Impacto nas Regiões
Os apagões duraram entre cerca de 10 minutos e uma hora, afetando estados como: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rondônia, Ceará e Amapá, além do Distrito Federal.
- Distrito Federal: A Neoenergia confirmou a ocorrência entre 0h31 e 1h06, afetando cerca de 300 mil usuários.
- Goiás: A Equatorial informou que a interrupção afetou mais de 529 mil unidades consumidoras e ocorreu por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para "preservar a estabilidade do sistema elétrico".
- Rio de Janeiro: A Light registrou que cerca de 450 mil clientes foram afetados. A interrupção acionou o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo automático para evitar sobrecargas.
- Amazonas: A Amazonas Energia confirmou a queda de energia em Manaus, Parintins e Itacoatiara, com normalização por volta de 0h25.
- São Paulo: A Enel informou que a falha foi de âmbito nacional, com a interrupção durando menos de 10 minutos no estado.
Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana