Tocando Agora: ...

VOTO DE CÁRMEM LÚCIA FORMA MAIORIA NO STF E BOLSONARO É CONDENADO POR TENTATIVA DE GOLPE

Publicada em: 11/09/2025 20:52 -

Foto: Breno Esaki / Metrópoles

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na tarde desta quinta-feira, 11 de setembro, para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus pelos eventos de 8 de janeiro. A condenação foi assegurada após o voto da ministra Cármen Lúcia, que se alinhou aos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

Em seu voto, Cármen Lúcia acatou integralmente a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e votou pela condenação dos réus pelos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e danos qualificados a patrimônios da União e tombado.

A decisão de Cármen Lúcia foi decisiva para o placar do julgamento, que agora está em 3 a 1 pela condenação de Bolsonaro. Antes dela, o ministro Luiz Fux havia votado em discordância, absolvendo a maioria dos réus, inclusive o ex-presidente. Agora, a expectativa se volta para o voto do presidente da Turma, Cristiano Zanin, que deve encerrar o julgamento.

Em seu discurso, a ministra Cármen Lúcia destacou a gravidade dos fatos, afirmando que "O 8 de Janeiro não foi um acontecimento banal". Ela rejeitou as preliminares apresentadas pelas defesas, incluindo a que questionava a competência do STF para julgar o caso, e reconheceu a validade da delação do tenente-coronel Mauro Cid como prova.

Cármen Lúcia também reforçou que a procuradoria apresentou "prova cabal" de que o grupo liderado por Bolsonaro implementou um plano sistemático para atacar as instituições democráticas e minar o resultado das eleições de 2022. "O que há de inédito nessa ação penal é que nela pulsa o Brasil que me dói", concluiu a ministra, sublinhando a importância histórica do julgamento para a democracia brasileira.

Texto: Danilo Telles / Jornalista | Grupo Metropolitana

Publicado por Enzo Oliveira / Grupo Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...