Tocando Agora: ...

VOTO DE CÁRMEN LÚCIA PODE DEFINIR FUTURO DE BOLSONARO EM JULGAMENTO NO STF

Publicada em: 11/09/2025 13:31 -

O destino do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus na acusação de tentativa de golpe de Estado pode ser selado nesta quinta-feira (11/9). A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do caso às 14h, e o voto da ministra Cármen Lúcia é considerado o mais aguardado.

O placar atual do julgamento está em 2 a 1 pela condenação, com os votos dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino. O ministro Luiz Fux, que absolveu a maior parte dos réus, inclusive Bolsonaro, votou de forma divergente. A expectativa é que Cármen Lúcia se alinhe a Moraes e Dino, formando uma maioria simples pela condenação.

Durante o voto de Fux, que durou mais de 12 horas, a ministra fez diversas anotações e chegou a conversar com Moraes, o que alimenta a expectativa de que ela irá se contrapor ao voto do colega. Além disso, em março, quando os acusados se tornaram réus, Cármen Lúcia já havia demonstrado inclinação para a tese da PGR, ao afirmar que havia indícios de participação dos acusados na suposta trama golpista.

Ainda que a maioria seja formada pela condenação nesta sessão, o julgamento não se encerra hoje. A etapa seguinte, que definirá as penas para cada um dos réus, deve ocorrer apenas na sessão desta sexta-feira (12/9). Após o voto de Cármen Lúcia, o presidente da Primeira Turma, o Piracicabano Cristiano Zanin, irá proferir seu voto.

Texto: Danilo Telles / Jornalista | Com Informações do Metróples

Publicado por Enzo Oliveira / Grupo Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...