Foto: Divulgação
Na madrugada desta terça-feira (2), um furto de cabos e atos de vandalismo causaram a paralisação total da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) Balbo. De acordo com o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba, a ocorrência interrompeu o bombeamento de água para mais de 40 bairros da cidade, devido à inoperância das cinco bombas da unidade.
Além da interrupção do bombeamento, o incidente causou um aumento de pressão na rede, o que provocou o rompimento de uma adutora de 300mm na Avenida Cristóvão Colombo, por volta das 5h30, agravando ainda mais a dificuldade no fornecimento de água tratada para a região.
Segundo o Semae, equipes trabalham desde as primeiras horas do dia de forma emergencial na reposição dos cabos furtados, para restabelecer o funcionamento da estação, e também no reparo da tubulação rompida. A previsão é de que o abastecimento comece a ser retomado gradativamente a partir das 14h desta terça-feira (02/09), com expectativa de normalização total até o final do dia.
Foto: Divulgação
As regiões afetadas são: Vila Sônia, Javary, Bela Vista, Parque Orlanda, Parque Piracicaba (Balbo), Monte Rey, Vale do Sol e Gran Park.
Diante da situação, o Semae orienta os moradores que possuem reservatórios domiciliares a economizarem água para manter o abastecimento interno até que o serviço seja completamente restabelecido.
Para acompanhar atualizações, os moradores podem acessar a seção “Situação do Abastecimento” no site oficial da autarquia: www.semaepiracicaba.sp.gov.br
No local, é possível verificar informações sobre os bairros afetados, manutenções emergenciais e o andamento da recuperação dos sistemas.
O atendimento ao público está disponível pelos seguintes canais:
- WhatsApp 24h: (19) 3403-9608
- Central de Atendimento 24h: 0800 772 9611
- Disque 115 (somente de telefone fixo)
Por: Letícia Alves | TV Metropolitana