Foto: Enzo Oliveira / MTV
Em um esforço conjunto para promover a conscientização e a adequação ambiental no setor empresarial, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simespi) e a Prefeitura Municipal de Piracicaba realizaram nesta segunda-feira (26) uma palestra informativa focada no novo Decreto do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). O evento, sediado no teatro do Simespi, reuniu representantes de empresas, instituições e profissionais para discutir as obrigações e prazos do novo regulamento.
Com a iminente regulamentação do decreto pelo poder público, a iniciativa visou antecipar as necessidades do setor e fornecer as ferramentas necessárias para que as empresas evitem penalidades fiscais. A palestra destacou as obrigações, prazos e sanções previstas na legislação, oferecendo um guia prático sobre como se adequar às novas exigências e se antecipar às fiscalizações municipais.
Diversas autoridades e especialistas estiveram presentes para enriquecer o debate. Entre eles, o Prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta, o Secretário de Obras, Luciano Rodovaldo Celêncio, e o Secretário de Meio Ambiente, Edson Marcus Bucci. O evento também contou com a participação do diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Simespi, Roberto Chamma, e de Régis Kiyuzo Koroiva, sócio da consultoria DSK Ambiental, que compartilhou seu conhecimento técnico sobre o tema.
O encontro ressalta a importância da colaboração entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento sustentável de Piracicaba. A palestra se consolida como um passo fundamental para garantir que o setor produtivo local esteja em conformidade com as políticas ambientais, contribuindo para uma cidade mais limpa e sustentável.
Texto: Danilo Telles / Jornalista
Publicado por Enzo Oliveira / Grupo Metropolitana