Tocando Agora: ...

FALHA EM FRITADEIRA DE PASTELARIA É A CAUSA PROVÁVEL DO INCÊNDIO NO MERCADÃO DE PIRACICABA APONTA LAUDO

Publicada em: 25/08/2025 20:29 -

Foto: Wagner Romano / MTV

O incêndio que devastou parte do tradicional Mercado Municipal de Piracicaba, em 23 de julho, provavelmente começou em uma fritadeira esquecida ligada. A conclusão faz parte do laudo pericial do Instituto de Criminalística (IC), obtido pela EPTV, emissora do grupo EP, afiliada da TV Globo.

O documento, que descartou a possibilidade de incêndio criminoso ou falha elétrica, indica que o fogo se alastrou rapidamente e expôs deficiências no sistema de combate a incêndios do prédio.

De acordo com a perícia, o foco do incêndio foi o box de uma pastelaria, especificamente na área onde ficava a fritadeira de salgados.

O fogo atingiu um depósito superior no mesmo box, onde havia óleos e produtos alimentícios, o que acelerou a propagação das chamas para os estabelecimentos vizinhos.

O laudo aponta, ainda, que o sistema de combate a incêndios do prédio foi rapidamente neutralizado pelo calor. O único encanamento que abastecia os hidrantes era suspenso e ficava próximo ao foco do incêndio, o que o teria danificado e dificultado a ação dos bombeiros. Os peritos sugerem que um sistema com encanamentos embutidos nas paredes e enterrados no chão seria mais seguro.

Apesar das falhas estruturais, a documentação do prédio estava em ordem. O relatório final da perícia reforça a hipótese da fritadeira ter sido esquecida ligada, o que corrobora com os boatos que circularam pela cidade na época do ocorrido.

Texto: Danilo Telles / Jornalista | Com informações da EPTV e G1 Piracicaba.

Publicado por Enzo Oliveira / Grupo Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...