Foto: Divulgação
Mirante destacou a importância do tratamento de esgoto em atividade realizada no Museu da Água, em parceria com o Semae e o programa USP Recicla.
Aliando tecnologia a iniciativas de educação ambiental, os alunos do Colégio Lumisol e moradores de Piracicaba viveram uma experiência prática sobre o funcionamento do sistema de esgoto, com exposição de como o efluente é tratado antes de ser devolvido à natureza. Como parte de um evento voltado à promoção de ações educativas sobre recursos hídricos e meio ambiente, a atividade foi realizada de forma integrada pela Mirante, pelo Semae e pelo programa USP Recicla, no Museu da Água. Durante a ação, os participantes puderam acompanhar os testes laboratoriais e observar as amostras por meio de uma câmara escura com radiação UV.
Foto: Divulgação
“Dentro do cronograma da operação, a Mirante realiza aproximadamente 20 mil análises laboratoriais por mês para assegurar a qualidade do efluente tratado. Isso demonstra a eficiência do tratamento de esgoto realizado em Piracicaba, que atende à Resolução Conama 430 e está dentro dos parâmetros dos órgãos ambientais que acompanham todo o processo”, explica Rosane Saciloto, técnica de efluentes da concessionária, que foi responsável por tornar o conteúdo ainda mais acessível.
Segundo o coordenador de Responsabilidade Social da Mirante, Erlon Avelar, “ações como essa ajudam a traduzir, de forma prática, um processo que muitas vezes passa despercebido, mas é fundamental para a saúde das cidades. A educação ambiental tem esse papel de aproximar as pessoas da realidade do saneamento, despertando a consciência coletiva e o senso de responsabilidade com a preservação dos rios”.
“Há 13 anos, investimos continuamente em tecnologia, infraestrutura e educação para que Piracicaba se torne uma referência nacional em saneamento. Esse esforço se traduz nos resultados que alcançamos e nas parcerias que firmamos com a população, ampliando o entendimento sobre a importância do saneamento básico”, afirma Daniel Mantovani, diretor-presidente da Mirante.
A ação realizada reafirma a atuação da concessionária para além do saneamento básico, incluindo a educação ambiental como parte essencial do trabalho. Em Piracicaba, a operação garante a universalização do serviço, com 100% do esgoto coletado em áreas regularizadas e devidamente tratado. A qualidade do efluente é assegurada por um monitoramento contínuo, com coletas na entrada e na saída das estações, o que garante que a água devolvida ao Rio Piracicaba cumpra todos os padrões ambientais.
Mirante
A Mirante é uma empresa da Aegea Saneamento, referência no setor privado no Brasil. Desde 2012, a empresa é responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba (SP), município que em 2014 atingiu a universalização do serviço de saneamento. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Saiba mais em https://www.miranteppp.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é referência no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua, leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje, são mais de 33 milhões de pessoas atendidas em mais de 760 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br/
Texto: Da Redação
Publicado por Danilo Telles / Grupo Metropolitana