Foto: Divulgação
O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) comemora nesta terça-feira, 26, seus 58 anos de fundação com sua tradicional sessão magna a ser realizada no salão nobre Helly de Campos Melges, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, será realizada palestra, posse de novos membros e reconhecimento ao profissional que preserva e dissemina a história da cidade.
Segundo o presidente da entidade, jornalista Edson Rontani Júnior, esta é a forma encontrada de comemorar a data com a sociedade, assim como festejar os 258 anos de fundação de Piracicaba.
“O papel do IHGP é preservar e divulgar a história de Piracicaba, com eventos, palestras, publicação de obras, exposições e outras atividades”, diz Rontani. Nos últimos anos, o IHGP tem se preocupado com a disseminação desta história através dos meios digitais. “Temos mais de 11 mil fotos históricas sobre Piracicaba no Flickr que podem ser visualizadas e baixadas gratuitamente em alta resolução”, lembra. Um dos mais recentes acervos disponibilizados é composto de fotografias do Jornal de Piracicaba dos anos 1980 a 2000. Em breve, estarão disponíveis a edições do século retrasado (1822/1899) do jornal Gazeta de Piracicaba.
Na sessão, será feita a apresentação do professor Odair Moral sobre o tema “Educação: excesso de futuro versus ausência do presente”, no qual ele pretende abordar como era a educação no passado e como é hoje, influência das mídias sociais e da inteligência artificial na vida dos estudantes, entre outros temas.
Homenageados – A noite ainda terá posse de dois novos membros: ex-prefeito Luciano Almeida e ex-vereadora Nanci Thame, ambos com largo e conhecido currículo em prol da causa social de Piracicaba. O IHGP automaticamente empossa o prefeito que deixa o Executivo por entender que este fez e entrou para a história da cidade. Também integram o Instituto os ex-prefeitos José Machado, Barjas Negri e Gabriel Ferrato.
O ponto alto da noite é a entrega da Medalha Prudente de Moraes, cuja outorga segue decreto do Executivo municipal datado de 1974. O IHGP é a única entidade no município que tem o direito da entrega de tal honraria reconhecendo o trabalho de quem tenha se dedicado à sociedade, à arte, à cultura ou na preservação de sua história. Este ano será homenageado João Umberto Nassif, jornalista, radialista, escritor e advogado. Publicou pelo IHGP os livros “Os Paulistenses” e “História Oral em Piracicaba”.
A sessão magna do IHGP conta com apoio do gabinete do vereador Pedro Kawai e do Pecege.
IHGP – O Instituto surgiu nas comemorações dos 200 anos de fundação de Piracicaba em 1º de agosto de 1967. É composto por cerca de 90 membros, entre médicos, dentistas, jornalistas, engenheiros, fotógrafos e outros profissionais. Tem por objetivo guardar e divulgar a história do município.
SERVIÇO – Solenidade dos 58 anos de fundação do IHGP. Terça-feira, 26 de agosto, às 19h30, na Câmara de Vereadores (rua Alferes José Caetano esquina com rua Prudente de Moraes). Evento gratuito aberto à população em geral. Não há necessidade de confirmação prévia. A capacidade do evento está limitada às cadeiras disponíveis.
Texto: Edson Rontani / Jornalista
Publicado por Danilo Telles / Grupo Metropolitana