Foto: Divulgação
Documento foi entregue durante a inauguração da GWM, em Iracemápolis.
Ao se encontrar com o presidente Lula, nesta tarde da última sexta-feira, 15 de agosto, durante a inauguração da fábrica da chinesa GWM (Great Wall Motor), em Iracemápolis, a deputada Professora Bebel (PT) entregou ofício ao presidente Lula, pedindo, mais uma veza, a instalação de uma universidade federal em Piracicaba, no antigo Campus Taquaral da Unimep, que foi desativado no início de 2023.
Bebel, inclusive, participou da inauguração da fábrica chinesa e compôs a mesa principal da solenidade ao lado do presidente Lula, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, assim como de Mu Feng, CEO da GWM global, e Parker Shi, presidente da GWM Internacional, entre outras autoridades e trabalhadores da empresa.
No documento entregue ao presidente Lula, enquanto ele caminhava pela fábrica chinesa, que já está gerando 700 empregos e até o início do próximo ano irá gerar pelo menos 1.300 diretos e cerca de 10 mil indiretos, a deputada estadual piracicabana Professora Bebel reitera o pedido de instalação da universidade federal, mostrando a sua importância não só para Piracicaba e região, mas também para o Estado de São Paulo e o Brasil. “Como levei ao vosso conhecimento em ocasião anterior, a Região Metropolitana de Piracicaba, composta por 24 municípios, possui uma população total de mais de 1,5 milhão de habitantes e não conta, além da ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), vinculada à Unicamp, com nenhuma instituição pública de ensino superior federal.
Lembro, também, que a parcela ainda disponível do Campus Taquaral da UNIMEP que foi desativado possui infraestrutura que pode ser aproveitada para a futura universidade federal”, descreve Bebel no ofício.
No documento, ainda, Bebel agradece o presidente Lula pelo encaminhamento do pedido que já havia feito anteriormente da instalação da universidade federal ao ministro da Educação, Camilo Santana, e sua equipe, “com quem pude me reunir em diversos momentos.
Entretanto, senhor presidente, tomo a liberdade de dirigir-me novamente à vossa excelência, tendo em vista que encaminhei também um estudo de viabilidade técnica e financeira, elaborado pelo meu mandato em conjunto com técnicos, do que restou do Campus Taquaral da UNIMEP ao próprio Ministério da Educação, ao Secretário Executivo do MEC, ao SESU, mostrando a possibilidade da instalação de uma universidade federal em Piracicaba e até o momento não obtive qualquer resposta ou encaminhamento concreto”.
Diante disso, destacando que no Campus Taquaral da Unimep formaram-se milhares de alunos, a deputada Bebel pede ao presidente que avalie esse pedido. Para ela, inicialmente, a universidade federal funcionaria com cursos universitários que exigissem menores investimentos. “Por exemplo, inicialmente, com cursos de formação de professores, que é uma necessidade premente em toda região de Piracicabana e no Estado de São Paulo.
Senhor presidente da República, faço esta solicitação uma vez que a instalação de uma universidade federal em Piracicaba atenderá um anseio da população piracicabana que já se manifestou favorável, através de mais de 50 mil assinatura em abaixo-assinado, coordenado pelo nosso mandato popular, assim como se declararam favoráveis Câmaras de Vereadores e diversas entidades estudantis, sindicatos de trabalhadores e a própria CUT, que tiraram moções favoráveis a esta instalação por ser uma universidade que beneficiaria não só Piracicaba e região, mas também o Estado de São Paulo e o Brasil”, ressalta.
Diante de todas as explicações dadas, a deputada Professora Bebel conclui solicitando do presidente da República do Brasil “que novamente interceda para que o pleito dos piracicabanos e demais cidadãos e cidadãs de toda a região possa se tornar realidade!”, diz, considerando que o Campus Taquaral da Unimep está pronto e com baixo investimento será possível a instalação de uma universidade federal. Será necessário apenas uma recauchutagem, não exigindo grandes investimentos, uma vez que está tudo pronto.
Texto: Vanderlei Zampaulo / Jornalista
Publicado por Danilo Telles / Grupo Metropolitana