Foto: CCS | Prefeitura de Piracicaba
Força-tarefa criada pela Prefeitura iniciou os serviços de limpeza e remoção de materiais por volta das 11h de hoje, 23/07
O prefeito Helinho Zanatta se reuniu na tarde de hoje, 23/07, com representantes da Associação de Comerciantes do Mercado Municipal, que teve parte de seu prédio atingido por um incêndio nesta madrugada. Durante a reunião, ficou definido que o Mercado Municipal permanecerá fechado para o público amanhã, 24/07 – apenas os permissionários terão acesso aos seus boxes para limpeza e possíveis adequações que sejam necessárias.
Participaram também da reunião os secretários de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto; de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thais Fornicola; e de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo; além da Acipi e do deputado estadual Alex Madureira.
“Conversamos com a Associação para entendermos quais a principais urgências nesse momento e, diante disso, ficou definido que o Mercadão permanecerá fechado para o público amanhã. Somente os permissionários poderão adentrar o prédio, para retirada de seus pertences, e também para avaliação dos boxes que não foram comprometidos, para limpeza e adequações. Se tudo correr bem, é possível que a parte não atingida pelo fogo possa ser reaberta ao público na sexta-feira, dia 25”, declarou Helinho Zanatta.
O prefeito ainda disse que vai se reunir também com os permissionários que foram impactados pelo incêndio, para avaliar caso a caso e definir como a Prefeitura de Piracicaba pode oferecer suporte adequado.
Além disso, o deputado estadual Alex Madureira relatou que esteve em contato com o Governo do Estado, para tentar viabilizar recursos para a retomada dos trabalhos do Mercado Municipal.
LIMPEZA – A força-tarefa criada pela Prefeitura, coordenada pela Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Defesa Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, iniciou por volta das 11h a limpeza e a retirada de materiais do Mercado Municipal, além dos serviços de rescaldo, para conter possíveis novos focos de incêndio. A GCM fará patrulhamento ostensivo na região.
O incêndio teve início por volta das 2h. Os Bombeiros foram acionados e prontamente se deslocaram ao local para contenção das chamas. O Mercadão conta com área de 3.367 metros quadrados e cerca de 25% foi atingido pelo fogo; a gestão é feita por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal. Segundo informações da Associação, 17 boxes foram atingidos. Não houve vítimas.
A Prefeitura ainda trabalha em conjunto com a Polícia Civil e os Bombeiros para a investigação das causas do incêndio.
Foto: CCS | Prefeitura de Piracicaba
PATRIMÔNIO – Considerado um dos mais antigos do Brasil, o Mercado Municipal de Piracicaba foi inaugurado em 1888. É tombado desde 1987 como patrimônio cultural do município e recebe aproximadamente 220 mil pessoas por mês, atraídas pela tradição e o legado que permeiam a trajetória do Mercado, além das inúmeras variedades de produtos selecionados e de qualidade.
O Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) emitiu uma aprovação AD Referendum, permitindo o início dos trabalhos de limpeza do prédio. O documento, que será publicado no Diário Oficial de hoje, cita que os trabalhos visam a “segurança, preservação e recuperação do patrimônio público atingido, autorizando o imediato início das ações necessárias”.
“O Conselho tem acompanhado de forma contínua e próxima a atuação dos Bombeiros, das forças policiais, da Defesa Civil e das secretarias municipais. Autorizamos o início dos trabalhos de limpeza e rescaldo e agora aguardamos a conclusão da análise técnica e do laudo estrutural. O Codepac também vai monitorar e sugerir eventuais adequações durante a reconstrução do Mercado Municipal, sem alterar em nada o patrimônio pelo qual Piracicaba tem tanto carinho. Parabenizo a atuação do Corpo de Bombeiros e de todas secretarias municipais envolvidas neste trabalho”, destacou Alvaro Saviani, presidente do Codepac e secretário de Habitação e Regularização Fundiária.
Texto: CCS | Prefeitura de Piracicaba
Publicado por: Enzo Oliveira | TV Metropolitana