Tocando Agora: ...

USINA APONTADA POR MORTANDADE DE PEIXES NO RIO PIRACICABA VOLTA A OPERAR COM LICENÇA REVALIDADA PELA CETESB

Publicada em: 22/07/2025 19:21 - Região

Foto: TV Metropolitana

A Usina São José (USJ), identificada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) como a fonte de poluição responsável pela morte de milhares de peixes no Rio Piracicaba em 2024, teve sua licença de funcionamento restabelecida e já retomou as operações em Rio das Pedras. A empresa, embora multada em R$ 18 milhões, conseguiu a revalidação da licença após apresentar um plano técnico de adequações e intervenções estruturais. O recurso contra a multa, no entanto, segue em análise.

A Cetesb informa que negou todos os recursos da usina contra a multa aplicada pelos danos ambientais. Para reaver a licença, a Usina São José precisou implementar reformas em tubulações e bombas, instalar medidores em todos os pontos de lançamento e construir um novo sistema de tratamento de efluentes, medidas que visam aprimorar o monitoramento e controle de seus resíduos.

Em agosto, representantes da Cetesb se reunirão com o Ministério Público Estadual (Gaema-PCJ) e a Usina São José para definir as ações de reparação ambiental necessárias. Enquanto isso, a fiscalização no local foi intensificada, com a instalação de uma nova sonda de monitoramento automático, que opera 24 horas por dia para acompanhar a qualidade da água. A Cetesb ressaltou que a regularização da licença não exime a usina da responsabilidade pelos danos já causados.

A Metropolitana buscou contato com a Usina São José para obter um posicionamento sobre as acusações, mas, até o fechamento desta matéria, a empresa não havia se pronunciado. O espaço permanece aberto para manifestações.

Texto Danilo Telles / TV Metropolitana

Publicado por Enzo Oliveira / TV Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...