Foto: Imagem Aérea (Drone)
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) determinou a suspensão imediata do despejo de resíduos em um terreno da Prefeitura de Piracicaba, localizado na Estrada Engenheiro Alberto Morato Krahenbuhl, em frente ao número 1000, entre os condomínios Morada do Engenho e Terras de Piracicaba. A medida foi tomada após denúncias de descarte irregular de lixo, detritos de material de construção e entulhos, que estariam causando o aparecimento de ratos, moscas, escorpiões e baratas nas residências vizinhas.
No início de julho, a TV Metropolitana recebeu informações detalhadas sobre o "novo lixão", incluindo um número de protocolo aberto junto à Cetesb que denunciava as supostas irregularidades. Moradores relataram uma infestação de pragas, algo nunca visto antes da intensificação das operações no local.
A Cetesb informou que, caso o município tenha interesse em utilizar o local para transbordo, deverá formalizar um pedido de licenciamento ambiental. Essa solicitação, no entanto, será sujeita a análise técnica, com a exigência de apresentação de estudos e um plano técnico que estejam em conformidade com as exigências legais e ambientais.

Foto: Imagem Aérea (Drone)
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos de Piracicaba informou que o local é uma área da prefeitura usada para armazenar equipamentos e materiais (como maquinários, tubos, areia e pedra), além de servir como área de transbordo para resíduos da construção civil e galhos, provenientes dos ecopontos e de locais de descarte irregular. A prefeitura enfatizou que a área é cercada, possui guarita e não é acessível a contribuintes para descarte de material.
A nota também esclareceu que a área foi utilizada pela administração anterior para o descarte desses materiais, mas sem a destinação ambientalmente correta. Diante disso, a atual gestão abriu um chamamento público para a destinação desses materiais, procedimento que está em fase final. Esse chamamento prevê que empresas interessadas farão o recebimento, a triagem e a destinação adequada dos resíduos. A iniciativa busca reduzir descartes irregulares, cumprir a legislação ambiental e promover a sustentabilidade por meio do reaproveitamento e reciclagem dos materiais. Após a conclusão desse processo, a prefeitura iniciará a limpeza do local.
Texto: Danilo Telles / Jornalista
Publicado por Danilo Telles / TV Metropolitana