Foto: Câmara dos Deputados
O Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais (MPE-MG) apresentou, nesta terça-feira (8/7), uma denúncia contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por crimes eleitorais cometidos durante o segundo turno das eleições municipais de Belo Horizonte em 2024. A acusação principal é a disseminação intencional de informações falsas contra o então candidato à reeleição e, à época, prefeito Fuad Jorge Noman Filho, falecido recentemente.
De acordo com a denúncia, Nikolas Ferreira, em conjunto com outros dois deputados estaduais em exercício e uma militar reformada, teria divulgado material sabidamente inverídico com o objetivo de desqualificar Fuad Noman e obter vantagem política no pleito. O MP detalha que os denunciados distorceram uma obra literária de autoria de Fuad e a associaram de forma enganosa a uma suposta exposição de crianças a conteúdo impróprio em um festival de quadrinhos promovido pela prefeitura.
"Os crimes de divulgação de fatos sabidamente inverídicos e difamação ocorreram nos últimos dias de campanha eleitoral por meio de rádio, televisão, internet e redes sociais, o que potencializou a disseminação da desinformação e das ofensas", afirma o Ministério Público em sua denúncia.
Até o momento, o deputado federal Nikolas Ferreira não se manifestou publicamente sobre as acusações. A denúncia marca um desdobramento importante na apuração de irregularidades na campanha eleitoral da capital mineira.
Publicado por Danilo Telles / TV Metropolitana