Fotos: Divulgação
Pacientes da Farmácia de Alto Custo de Piracicaba, local dedicado ao fornecimento gratuito de medicamentos de alto valor, denunciaram, de forma anônima, problemas na infraestrutura e organização da unidade. As reclamações incluem riscos à segurança e longa espera para atendimento.
Segundo a denúncia, o local apresenta diversos problemas estruturais, como piso desnivelado, fios expostos, lâmpadas queimadas e falta de espaço para pessoas com necessidades especiais. Um dos pontos mais críticos seria a falta de extintores de incêndio e de uma saída de emergência, o que comprometeria a segurança dos frequentadores.
Outro problema relatado foi a cobertura externa da unidade, que até recentemente estava rasgada, deixando pacientes expostos ao sol e à chuva enquanto aguardavam atendimento. A situação foi parcialmente resolvida: a Prefeitura realizou o conserto e a troca do toldo na última terça-feira (24).
A desorganização do serviço também foi alvo de críticas, com relatos de longos períodos de espera para a retirada de medicamentos.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, nos primeiros meses da atual gestão, foi constatado que o prédio que abriga a Farmácia de Alto Custo é inadequado para o atendimento à população.
“Diante disso, ainda nos primeiros meses do ano a Secretaria de Saúde passou a buscar uma alternativa, sendo que estão sendo realizadas obras em um prédio municipal que irá sediar a Farmácia de Alto Custo, este sim, com toda a estrutura para a população que necessita retirar seus medicamentos. Assim que as obras estiverem concluídas, daremos a informação sobre a mudança”, informou em nota.
Enquanto a mudança definitiva não ocorre, a administração afirmou que segue realizando melhorias no prédio atual.
Por: Enzo Oliveira | TV Metropolitana