Tocando Agora: ...

BALÃO SURPREENDE MORADORES COM POUSO FORA DO PREVISTO EM SOROCABA NESTE SÁBADO (21)

Publicada em: 21/06/2025 17:58 - São Paulo

Foto: Diego Oliveira

Aeronave, que partiu de Boituva com paraquedistas, precisou mudar o local de descida devido a fortes rajadas de vento; ninguém se feriu, mas cena causou apreensão.

Um balão tripulado causou um susto em moradores da zona rural de Sorocaba, no bairro Jardim do Éden, na manhã deste sábado (21).

A aeronave realizou um pouso fora do local inicialmente planejado, em uma área próxima a residências, por volta das 9h. Apesar da apreensão, ninguém ficou ferido no incidente.

O balão havia decolado de Boituva, cidade conhecida como a “Capital Nacional do Balonismo Turístico”, com 15 passageiros a bordo – 10 paraquedistas e cinco familiares. Após o salto dos paraquedistas e o início do processo de descida, uma mudança repentina na direção e intensidade do vento forçou o piloto a alterar o local de pouso, optando pela área do Jardim do Éden.

Moradores, surpresos com a cena incomum, prontamente acionaram a Polícia Militar. No entanto, o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Johnny Alvarez, minimizou a situação ao portal Metrópoles, classificando a manobra como “comum” e com “zero risco” aos passageiros. A afirmação foi corroborada pelo piloto da aeronave, William Aguilar.

“Não houve nenhum pouso forçado ou de emergência. A gente só pousou um pouco mais distante do nosso local de pouso convencional, mas pousamos de pé, com o balão estável, a dois quilômetros por hora, sem nem sequer tombar o cesto”, defendeu Aguilar. No momento do pouso, apenas os cinco familiares dos paraquedistas estavam no cesto do balão.

Boituva, que está na alta temporada de passeios de balão devido ao clima frio, tem sido palco de intensa atividade de balonismo. No entanto, este incidente em Sorocaba traz à tona um grave acidente ocorrido no último domingo (15) em Capela do Alto, a cerca de 35 quilômetros de Sorocaba.

Na ocasião, um balão que também havia saído de Boituva caiu após tentativas malsucedidas de pouso em áreas inadequadas.

O acidente resultou na morte de uma mulher e deixou 15 feridos (10 leves e 6 em observação hospitalar). O piloto foi preso em flagrante e, segundo a Polícia Militar, pode responder por dolo eventual. A aeronave carregava 35 pessoas.

Publicado por Danilo Telles / TV Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...