Tocando Agora: ...

MORRE FRANCISCO CUOCO, UM DOS GRANDES GALÃS DA TV BRASILEIRA, AOS 91 ANOS

Publicada em: 19/06/2025 18:08 - Famosos

Foto: Reprodução / TV Globo

Francisco Cuoco, o icônico galã das telenovelas brasileiras, faleceu nesta quinta-feira (19), aos 91 anos, em São Paulo. O ator estava internado há 20 dias no Hospital Albert Einstein, e sua morte, embora com causa não divulgada, é atribuída a complicações decorrentes da idade avançada e problemas de saúde preexistentes.

A Trajetória de um Ícone

Nascido em 1933, no bairro do Brás, em São Paulo, Francisco Cuoco iniciou sua vida profissional auxiliando o pai como feirante. A paixão pelas artes o levou à Escola de Arte Dramática (EAD) na década de 1950, um marco para sua futura carreira. Sua estreia nos palcos ocorreu em 1958, em uma peça ao lado de grandes nomes como Fernanda Montenegro e Sérgio Britto.

Após incursões no teleteatro na TV Tupi, Cuoco estreou em novelas na TV Record com "Marcados Pelo Amor". O papel que o consagraria como galã viria em "Legião dos Esquecidos", na TV Excelsior, onde formou par romântico com Regina Duarte. A parceria se repetiria anos depois em "Selva de Pedra" (1972), uma das novelas mais emblemáticas da televisão brasileira.

Com seu carisma inegável e voz marcante, Cuoco protagonizou papéis memoráveis que se tornaram clássicos da teledramaturgia, como o taxista Carlão em "Pecado Capital" (1975) e o enigmático Herculano Quintanilha em "O Astro" (1977).

Apesar de sua ascensão meteórica na televisão o ter afastado dos palcos por um longo período, Cuoco retornou ao teatro em 2004 com "Três Homens Baixos", seguindo com outras peças como "Circuncisão em Nova York" (2008), "Deus é Química" (2009) e "Uma Vida no Teatro" (2013).

Longe das telinhas nos últimos anos de vida, sua última participação em novelas foi em "Salve-se Quem Puder" (2020). Nos anos finais, o ator enfrentou diversos problemas de saúde, incluindo sobrepeso e dificuldades de locomoção e respiratórias, que o mantiveram recluso.

A partida de Francisco Cuoco deixa um legado inestimável para a cultura brasileira, eternizando sua imagem como um dos maiores e mais versáteis atores de sua geração.

Publicado por Danilo Telles / TV Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...