Foto: Diviulgação / Polícia Civil
Uma operação conjunta e de grande envergadura, batizada de "Integratus", desarticulou na manhã desta quarta-feira (11) um sofisticado esquema de tráfico de entorpecentes que atuava há anos nos bairros Jardim Vitória, São Jorge e Novo Horizonte, em Piracicaba. A ação, resultado da união de esforços entre a Polícia Civil (2ª DISE/DEIC e 1ª DIG/DEIC) e a Polícia Militar (Força Tática do 10º BPM/I), com apoio do GOE/DEIC, Canil do 10º BAEP e do Helicóptero Águia da Base de Aviação de Piracicaba, culminou na prisão de cinco traficantes e na apreensão de uma vasta quantidade de drogas e materiais utilizados para o crime.
As investigações, conduzidas há meses pela 2ª DISE – DEIC, já haviam mirado o mesmo grupo criminoso em 2023 e 2024. A integração entre as duas forças policiais foi crucial: policiais militares da Força Tática do 10º BPM/I, que também monitoravam o grupo, compartilharam informações valiosas com a Polícia Civil. Esse trabalho em equipe permitiu a elaboração de um relatório detalhado e a expedição de mandados de busca e apreensão para seis alvos, incluindo o chefe, o gerente e outros quatro envolvidos diretamente na traficância.

Foto: Diviulgação / Polícia Civil
A operação foi deflagrada às 6h desta quarta-feira, com todas as equipes agindo simultaneamente para surpreender os criminosos. Dos seis alvos, cinco foram detidos em flagrante, em posse de entorpecentes e de todo o aparato para a manipulação, pesagem e embalagem das drogas.
Durante a ação, os policiais também localizaram um "barraco bomba", um ponto estratégico utilizado pelo grupo para o armazenamento e preparo dos ilícitos. No local, foi encontrada uma impressionante quantidade de drogas, tanto em estado bruto quanto já fracionadas, além de diversos apetrechos do tráfico.
Os presos foram identificados como R. R. S. (vulgo “Baixote”), D. N. (vulgo “Gato Preto”), L. M. (vulgo “Sunguinha”), J. B. S. (vulgo “Janão”) e J. S. C. (vulgo “Jô”). Eles foram imediatamente conduzidos à sede da DEIC, onde o Delegado de Polícia, Dr. Demetrios Gondim Coelho, lavrou o auto de prisão em flagrante, deixando-os à disposição da Justiça.
As diligências para localizar o sexto indivíduo prosseguem, e sua prisão será solicitada ao Poder Judiciário.
Entre os materiais apreendidos estão:
14 tijolos de cocaína, 1 pote com cocaína a granel; 2.964 porções de cocaína prontas para venda; 5 balanças de precisão; Faca, colheres, pratos e um liquidificador com resquícios de entorpecentes; 3 mil eppendorfs vazios; Materiais plásticos para embalo de drogas e 3 aparelhos celulares.

Foto: Diviulgação / Polícia Civil
A "Operação Integratus" demonstra a eficácia do trabalho conjunto das forças de segurança no combate ao crime organizado e reforça o compromisso em desarticular grandes redes de tráfico em Piracicaba.
A TV Metropolitana também ouviu advogados de defesa de um dos suspeitos preso, eles negaram que o seu cliente estaria com drogas em casa.
Publicado por Danilo Telles / TV Metropolitana