Foto: Enzo Oliveira / MTV
O secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), articula sua saída do cargo até o final de 2025. O objetivo é que ele reassuma seu mandato de deputado federal e se prepare para concorrer ao Senado em 2026. A informação, confirmada pela CNN e anteriormente publicada pela Folha de S.Paulo, indica uma movimentação estratégica do próprio secretário.
Em suas redes sociais, Derrite negou veementemente qualquer insatisfação por parte do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), desmentindo rumores de atritos internos. "Quem está descontente comigo é o crime organizado", declarou o secretário, afastando as queixas atribuídas ao Palácio dos Bandeirantes.
Fontes próximas ao governador reforçam que a decisão é um consenso e que a saída antecipada já havia sido manifestada por Derrite antes mesmo do prazo legal de desincompatibilização (abril de 2026). A avaliação no governo é que, como parlamentar, Derrite terá maior liberdade para defender pautas nacionais de direita, incluindo temas de segurança, sem as restrições inerentes ao cargo de secretário.
A escolha do sucessor para a pasta da Segurança Pública ainda não está em debate formal. A expectativa é que a transição ocorra de forma discreta, garantindo a estabilidade em uma área considerada estratégica para a gestão Tarcísio.
Derrite assumiu a secretaria em janeiro de 2023, após ser eleito deputado federal em 2022 com mais de 239 mil votos.
Em maio deste ano, ele trocou o PL pelo PP, partido pelo qual pretende disputar o Senado com o apoio do governador Tarcísio de Freitas e do presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI).
Texto: Danilo Telles / TV Metropolitana
Com informações da CNN Brasil