Um idoso de 73 anos, identificado como Ronaldo Wagner Rodrigues Machado, foi encontrado morto na noite desta segunda-feira (2) em um lago no Lar dos Velhinhos de Piracicaba. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local após relatos de um possível afogamento, mas, ao chegarem, o homem já estava sem vida.
A vítima, residente da instituição, estava desaparecida desde as 18h de segunda-feira. Ele foi encontrado imerso em uma lâmina d’água de aproximadamente 30 centímetros, com apenas os braços visíveis, conforme informações dos bombeiros.
Em nota oficial, o Lar dos Velhinhos de Piracicaba, assinado por seu presidente Marcelo Barbosa Oliveira, lamentou a "fatalidade" e confirmou a morte do Sr. Ronaldo. A instituição informou que a equipe de saúde seguiu todos os protocolos e que a busca pelo idoso começou assim que sua ausência foi percebida.
"Apesar dos esforços de toda a equipe do Lar dos Velhinhos de Piracicaba, que saiu em busca assim que sua falta foi percebida, quando encontrado, já não havia mais nada que pudesse ser feito", diz trecho da nota.
O caso agora está sob investigação da Polícia Civil, que busca esclarecer as circunstâncias da morte. O delegado de plantão esteve no Lar dos Velhinhos e ouviu uma enfermeira e outros funcionários. A perícia técnica foi acionada e, após os trabalhos no local, o corpo do Sr. Ronaldo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba para exames.
O Lar dos Velhinhos destacou que está oferecendo todo suporte à família da vítima e colaborando ativamente com a investigação. Além disso, a instituição afirmou que tomará as medidas necessárias para aumentar a segurança de seus frequentadores.
A nota ressaltou que, em 119 anos de existência, o Lar dos Velhinhos de Piracicaba nunca havia registrado fatalidades decorrentes do lago. A entidade também esclareceu que possui controle de portaria, permitindo que todos os moradores transitem livremente pelos espaços comuns.
Em seu comunicado, o Lar dos Velhinhos de Piracicaba fez um apelo à população para que não compartilhe informações inverídicas que possam atrapalhar a investigação, constranger a família, invadir a privacidade do idoso ou desmoralizar o trabalho da entidade, que atua há mais de um século na cidade.
A instituição finalizou a nota expressando seus mais sinceros pêsames à família enlutada, amigos, moradores e funcionários.