Foto: Divulgação
O mercado de veículos novos no Brasil registrou um crescimento robusto de 16,6% em maio de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano passado, totalizando 213.479 emplacamentos. Os dados, divulgados nesta segunda-feira pela consultoria Bright, especialista no setor, indicam uma recuperação notável impulsionada, em parte, pelo aumento das vendas diretas, que agora representam mais da metade do mercado.
Em relação a abril deste ano, o salto foi de 8,6% nas vendas. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2025, o setor já soma 926.769 unidades comercializadas, um avanço de 6,1% em comparação com o mesmo período de 2024. A Bright aponta que a estabilidade nos dias úteis de maio (21 contra 20 em abril) e o avanço das vendas diretas foram cruciais para esses resultados.
Destaques e Desempenho das Montadoras
Entre as fabricantes, a Volkswagen foi a que mais se destacou, expandindo sua fatia de mercado de 16,4% para 17,4%. Jeep e Hyundai também registraram avanços, com um aumento de 0,2 ponto percentual cada. Apesar de uma leve queda de 21,8% para 21,6%, a Fiat manteve a liderança geral do setor. Por outro lado, Toyota e Nissan apresentaram recuos mais acentuados, com quedas de 1,0 p.p. e 0,4 p.p., respectivamente.
Vendas Diretas Ganham Força no Mercado
O grande destaque do mês foi a crescente participação das vendas diretas, que corresponderam a 50,1% do total de emplacamentos em maio. Esse percentual representa um aumento significativo em relação aos 47,5% de abril e aos 42,5% registrados em maio de 2024. Segundo a Bright, esse movimento reforça a força das operações com frotistas, locadoras e empresas, que continuam a ganhar terreno no mix de vendas do mercado automotivo brasileiro.
A ascensão das vendas diretas reflete uma mudança estrutural no perfil de compra, onde empresas e frotistas desempenham um papel cada vez mais relevante na sustentação do volume de negócios.
Publicado por Danilo Telles / TV Metropolitana