Tocando Agora: ...

NÚMERO DE FURTOS DE VEÍCULOS EM PIRACICABA CRESCE 41%

Publicada em: 27/05/2025 15:41 - Piracicaba

Foto: Divulgação / SSP

O número de furtos de veículos em Piracicaba registrou aumento de 41% entre 2023 e 2024. Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), analisados pelo g1, mostram um salto de 509 veículos furtados em 2023 para 720 em 2024. Já o número de roubos de veículos teve uma queda de 20% no mesmo período: de 149 para 118.

O bairro Centro lidera como o principal foco dos furtos de veículos em 2024. As ruas com maior registro ocorrências são:


• Rua 13 de Maio

• Rua Dom Pedro

• Rua do Rosário

• Rua do Vergueiro

• Rua São João

• Rua São José


Diferença entre furto e roubo

O roubo é um crime onde o autor usa da violência ou grave ameaça para subtrair o bem da vítima. Já no furto, a subtração é feita sem violência ou sem contato direto com a vítima. 

 

Causas Apontadas e Consequências

O aumento no número de furtos de veículos em Piracicaba está atrelado a dois fatores: atuação de desmanches clandestinos e falta de investimentos na Polícia Civil, afirmou Ruyrillo Pedro Magalhães, professor de Direito e delegado aposentado, em entrevista ao g1.

Magalhães apontou os desmanches clandestinos, também conhecidos como ferros-velhos, como responsáveis pela recepção e desmonte dos veículos furtados. Lá, as peças usadas viram mercadorias no mercado paralelo. O especialista explicou que as peças clandestinas são mais baratas e que não possuem nota fiscal.

É permitido comprar peças usadas em desmanches, desde que os estabelecimentos estejam legalizados de acordo com Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e com a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo.

O cliente que compra peças clandestinas, mesmo sem saber, pode responder criminalmente por receptação culposa. A pena vai de um a quatro anos de prisão e multa.

O que diz a SSP

Em nota, Secretaria de Segurança Pública de SP (SSP), afirmou que a Polícia Civil tem realizado ações em ferros-velhos e lojas de venda de peças automotivas com objetivo de reprimir e identificar receptadores.

A pasta também destacou os esforços na contratação de novos policiais.

“Houve a maior contratação de policiais dos últimos 14 anos, com a incorporação de mais de 9,1 mil novos agentes, sendo 3,4 mil deles destinados à Polícia Civil e distribuídos por unidades de todo o Estado Outras 3,1 mil vagas serão preenchidas por meio do concurso em andamento. Além disso, foram aplicados mais de R$ 227 milhões em viaturas, armamentos e na modernização de 43 unidades policiais”.

- Com informações do g1 Piracicaba

Por: Da redação

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...