Foto: Enzo Oliveira
Em menos de 48 horas,
Piracicaba enfrentou uma série de quedas de energia que afetaram diversos
bairros da cidade, causaram transtornos no trânsito e deixaram moradores sem
luz. As interrupções no fornecimento de energia ocorreram entre segunda (5) e
terça-feira (6), atingindo bairros como Centro, Boa Esperança, Primavera, Vila
Rezende, Alemães, Areião e São Dimas.
Na noite de segunda-feira, moradores do bairro Boa Esperança ficaram cerca de
uma hora sem energia elétrica. Nesta terça, um apagão geral atingiu a região
central e Vila Rezende durante a tarde, impactando diretamente o funcionamento
dos semáforos em cruzamentos de grande circulação de veículos. A informação foi
confirmada pela Prefeitura de Piracicaba.
A falta de sinalização causou confusão entre motoristas, que também relataram a
ausência de agentes da Semuttran para orientar o tráfego.
Por volta das 16h20, um fio de alta tensão se rompeu na Avenida Centenário,
comprometendo ainda mais o fornecimento de energia. O cruzamento da via com a
Rua Carlos Botelho ficou com os semáforos desligados em horário de pico. A
Polícia Militar foi acionada para controlar o trânsito até a chegada de um
agente da Semuttran.
A reportagem da TV Metropolitana entrou em contato com a Prefeitura e com a
CPFL Paulista. Em nota, a Prefeitura confirmou o apagão e informou que os
semáforos de cruzamentos mais importantes contam com geradores de energia:
"A responsabilidade pela intermitência da energia elétrica é da CPFL,
porém, para manter os semáforos em funcionamento nos cruzamentos mais
importantes contam com geradores. De qualquer forma, toda a situação já foi
restabelecida e os equipamentos estão funcionando normalmente"
Já a CPFL informou que “registrou ocorrência em sua subestação, em Piracicaba,
que ocasionou interrupção de energia para alguns clientes da região central do
município. O fornecimento foi totalmente normalizado na tarde de hoje.”
No entanto, ao ser questionada sobre os motivos das quedas frequentes e as
medidas para evitar novos apagões, a empresa não respondeu.
Por: Enzo Oliveira