Foto: Guilherme Leite
Moradores de diversos bairros
de Piracicaba cobraram soluções urgentes para o caos no trânsito gerado pelas
obras de construção de dois viadutos na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304),
durante audiência pública promovida pela Câmara Municipal na noite de quarta-feira
(23). O encontro, articulado pelos vereadores Cássio Fala Pira (PL) e Gustavo
Pompeo (Avante), reuniu população, parlamentares, representantes da prefeitura,
engenheiro e um comandante da Policia Militar Rodoviária de Piracicaba para
debater alternativas que amenizem os impactos da intervenção viária, que ocorre
entre os quilômetros 169 e 171, nos trechos de Santa Teresinha e Balbo.
RECLAMAÇÕES
A principal queixa da
população foi a falta de planejamento prévio e de alternativas viáveis para
desviar o tráfego, o que tem causado congestionamentos de até três horas nos
horários de pico. Entre os prejuízos relatados, estão perdas no comércio local,
dificuldade de acesso a bairros, aumento do tempo de deslocamento e até
abandono de rotas escolares por motoristas que não conseguem cumprir os
trajetos.
SUGESTÕES APRESENTADAS
Moradores e vereadores
apresentaram propostas que serão analisadas tecnicamente pelos órgãos
competentes. Entre elas estão: uso do acostamento como faixa adicional
temporária, presença constante de agentes de trânsito nos pontos críticos,
iluminação adequada em vias alternativas e no trecho das obras, abertura
emergencial de acessos a bairros, melhoria nas estradas vicinais e ampliação de
linhas de ônibus.
O vereador Cássio Fala Pira
assegurou que as sugestões serão encaminhadas ao Executivo, à Polícia
Rodoviária e à concessionária Eixo, responsável pela obra. "Após essa
etapa, daremos as respostas para a população do que é viável ser feito ou não.
Mas continuaremos aceitando sugestões. Também teremos mais reuniões e, se
necessário, outra audiência pública", disse.
TRANSTORNO
Entre os relatos mais
impactantes, Fernanda Oliveira, moradora do bairro Vale do Sol, disse que
precisa acordar às 4h para garantir que os filhos cheguem à escola a tempo,
percorrendo 30 km a mais por dia. “Antes das obras na rodovia eu saía às 6h30
de casa para deixar meus filhos às 7h na escola, no Sesi do Mário Dedini. Meu
gasto com combustível subiu de um tanque por mês para dois e meio”, afirmou. Já
a comerciante Glaucia Vieira revelou que seu faturamento caiu mais de 50% desde
o início das intervenções.
A CONCESSIONÁRIA
A ausência de representantes da concessionária Eixo foi criticada por moradores e parlamentares. Em resposta, Cássio Fala Pira informou que a empresa foi formalmente convidada.
Procurada, a concessionária não se manifestou até o momento. Em nota enviada anteriormente à TV Metropolitana, a Eixo SP pediu compreensão dos motoristas durante as obras e afirmou que as intervenções visam garantir a segurança e cumprir o cronograma. “A concessionária está empenhada em minimizar ao máximo os impactos causados. Ao término das obras, o resultado oferecerá melhorias significativas e permanentes na mobilidade e na segurança de todos os que utilizam o trecho”.
A audiência o anúncio de que
uma nova reunião será marcada com o Ministério Público para garantir que sejam
tomadas providências. A expectativa agora é que as sugestões populares saiam do
papel e que o caos no trânsito da SP-304 comece a ser enfrentado com soluções
eficazes.
Por: Enzo Oliveira