Crédito foto: Prefeitura de Piracicaba
Com reforma administrativa, pastas foram criadas visando as necessidades do município.
Com o intuito de desenvolver Piracicaba no presente e prepará-la para o futuro, uma das ações do prefeito Helinho Zanatta nos 100 primeiros dias de governo foi a reforma administrativa da Prefeitura, reestruturando e criando secretarias municipais, para uma gestão estratégica e eficiente, levando em consideração as necessidades do município e atendendo a uma decisão judicial, com determinações de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI), que declararam inconstitucionais diversos cargos da administração pública municipal.
Após o envio dos PLs (Projetos
de Lei) de reforma administrativa da Prefeitura e também do Semae (Serviço
Municipal de Água e Esgoto) à Câmara Municipal e aprovação de ambos pelo Poder
Legislativo, foram criadas as secretarias municipais de Cidadania e Parcerias;
de Segurança Pública, Trânsito e Transportes (criada e unificada) e também a de
Turismo. Além destas, após unificação de Pastas, foram formadas as secretarias
de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Administração e Governo.
Ainda como parte da reestruturação administrativa da nova gestão, foram
desmembradas secretarias e, a partir disso, tem-se hoje as Pastas de
Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Habitação e Regularização
Fundiária, e de Trabalho, Emprego e Renda. Não houve aumento no número total de
Pastas existentes em relação ao governo anterior, já que algumas secretarias
foram unificadas, buscando o melhor funcionamento da máquina pública.
“Com essa reforma, o prefeito
Helinho Zanatta formou equipes técnicas capacitadas para as gestões de cada
Pasta e assim é possível direcionar o orçamento para cada Secretaria de forma
estratégica, para que os investimentos dos recursos públicos sejam eficazes e o
resultado na ponta possa ser melhor.”, explicou o chefe de Gabinete Executivo,
Francisco Duarte, acrescentando que os orçamentos designados às Pastas se
originam do orçamento já previsto na gestão anterior, ou seja, sem implicar
aumento nas despesas públicas.
Ainda de acordo com Duarte, as
Secretarias que compõem a atual gestão municipal foram pensadas para dar mais
mobilidade ao governo. “As secretarias municipais têm a missão de exercer suas
atribuições em suas áreas de abrangência, visando o aumento da qualidade do
serviço público, com foco em resultados para os munícipes e também turistas. A
criação da Secretaria de Turismo, por exemplo, dá novo olhar para essa
importante atividade econômica.”, disse o chefe de Gabinete.
TITULARES DAS NOVAS PASTAS - A
Secretaria Municipal de Cidadania e Parcerias, administrada pelo secretário
Paulo Nardino, tem como uma de suas competências a formulação de políticas
públicas para a promoção e defesa dos direitos humanos e de cidadania. Já a
Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, sob responsabilidade
de Odair Melo, tem como uma de suas atribuições a proposição de normas e
diretrizes gerais referentes à estrutura viária do Município e o foco, também,
para a área da segurança pública, enquanto que a Secretaria de Turismo, com
Clarissa Quiararia, é responsável pela promoção e implantação de programas
municipais de turismo e sua interface com a região de Piracicaba.
Quanto às secretarias de
Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Administração e Governo, elas
têm como secretários Mauricio Perissinotto e João Victor Rossi de Blasco,
respectivamente.
Na Pasta de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, a titular é Thais Fornicola Neves; na de Habitação e Regularização Fundiária é Alvaro Luis Saviani, e na de Trabalho, Emprego e Renda é José Luiz Ribeiro.
Texto: Prefeitura de Piracicaba
Divulgação: Mônica Araújo Nicoleti / TV Metropolitana