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Pacientes que estão na fila de
espera por consultas clínicas e de ginecologia, bem como mamografia e outros
seis tipos de exames de ultrassom, já podem fazer seu agendamento no postinho
de saúde.
Os pacientes que estão na fila de espera, há mais de um ano, por uma consulta clínica ou ginecológica, realização de exames como mamografia e ultrassonografia – de mama, pelve, tireoide, vias urinárias, articulações de partes mole e transvaginal – já podem procurar a unidade de saúde do seu bairro para agendar seu procedimento. Os atendimentos estão acontecendo em forma de mutirão por meio de duas carretas de saúde, uma estacionada na Estação da Paulista e outra em Santa Terezinha.
Conforme explica Daniela
Andrade, secretária-executiva de Atenção Básica e Secundária, a previsão é
atender 23 mil pacientes que estão na fila de espera por estes exames ainda em
2025, e que, desde o início dos mutirões com as carretas, em março, já foram
atendidas mais de 7 mil pessoas que aguardavam há mais de dois anos pelos
procedimentos. “A prioridade é para pacientes que já foram atendidos e
encaminhados para qualquer um destes procedimentos e que aguardam na fila de
espera. Porém, os pacientes que não estão na fila também podem participar, seja
mulher ou homem, basta solicitar um encaminhamento na sua unidade de saúde de
referência, o postinho do bairro”.
Segundo
o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, cuidar da saúde da
mulher é um ato de amor e uma necessidade em Piracicaba. “As mulheres estão
numa enorme fila de espera e isso não pode acontecer. A mamografia e demais
exames que disponibilizamos aqui são ferramenta essencial para a detecção
precoce do câncer de mama, garantindo mais saúde as nossas pacientes do SUS
para que elas tenham mais momentos para serem vividos com alegria ao lado da
família”
Para ser atendido, de acordo
com orientação da Secretaria de Saúde, é necessário fazer agendamento prévio
para o procedimento. Desta forma, o paciente que tem o pedido do exame ou da
consulta deve ir até sua unidade de saúde e solicitar o agendamento. A prioridade
é para os pacientes que estão na fila de espera, porém, mesmo quem não tem o
encaminhamento pode solicitar seu agendamento diretamente no postinho de saúde
do bairro.
PACIENTES –
Marcia Jordão, de 47 anos, esteve nesta quinta-feira, 17/04, na carreta da
saúde para realizar consulta com ginecologista e realizar exames, o serviço de
saúde estar no bairro é importante. “Está chegando mais perto da gente. Fiz o
exame e foi tudo rápido. Para a consulta, fui hoje cedo no postinho e já me
agendaram para a tarde. Achei muito bom o atendimento. As mulheres que puderem,
venham fazer seus exames. Agende no postinho e venham, está pertinho da casa da
gente”, convidou.
Valdete Custódio, de 69 anos,
realizou a coleta do exame de Papanicolau. “Espero para fazer este exame já faz
tempo, agora já está resolvido. O médico é muito bom, as equipes do atendimento
também são todos atenciosas. Para mim está sendo ótimo”, disse.
Ana Maria da Silva Plens, 63,
realizou sua mamografia. “Agendei com urgência este exame e, após dois meses,
estou aqui fazendo ele. Ontem (16/04) fui no postinho cobrar meu agendamento e
já me colocaram aqui. Há muito tempo eu vim aqui fazer exames também, mas não
era tão bom assim, moderno. Está mais rápido, já que o exame fica pronto em até
10 dias. Eu aprovo”, destacou.
ATENDIMENTO –
As carretas de saúde funcionam de terça-feira a sábado, das 8h às 17h, na
Estação da Paulista (Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580, no bairro Paulista) e
no estacionamento do Supermercado Pague Menos (Rua Adelmo Cavagioni, 300, em
Santa Terezinha).
Devido aos feriados de Páscoa
e Tiradentes, as duas unidades retomam o atendimento a partir da próxima
terça-feira, 22/04. “Cada carreta tem capacidade de atender até 300 pacientes
por dia, porém, a dificuldade ainda está em encontrar o paciente que está na
fila de espera. Muitos estão com o cadastro na Secretaria desatualizado. É
muito importante que as pessoas atualizem seus contatos de telefone, celular,
endereço residencial e e-mail para que a gente encontre o paciente, faça o
agendamento e o procedimento realizado”, completou Daniela.
É importante lembrar que os
avisos dos agendamentos são feitos vias SMS e por e-mail, com notificação três
dias e 24 horas antes do atendimento.
Texto: Prefeitura de Piracicaba
Divulgação: Mônica Araújo Nicoleti / TV Metropolitana