Crédito: Viva Comunicação Interativa
Com previsão de beneficiar mais duas escolas na cidade em
2025, os projetos oferecem espaço de leitura, melhorias estruturais e
atividades de voluntariado
Inauguração de Sala de Leitura e oficina de Graffiti são
ações do projeto.
São Paulo, abril de 2025 - Estudantes da Escola Estadual Prof. João Alves de Almeida, em Piracicaba, terão suas rotinas de aprendizado transformadas a partir do dia 9 de abril (quarta-feira), com a chegada de um novo espaço que integra literatura, ciência e arte. As ações são fruto dos projetos Laboratório de Leitura e CTC na Escola, pelos quais a escola vai ganhar sala de leitura completa, laboratório de ciências, doação de computadores, materiais esportivos, ações de voluntariado e melhorias de infraestrutura.
As ações do Laboratório de Leitura são uma realização da CEC Brasil com patrocínio do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. Já o CTC na Escola tem realização do Instituto Cuidare. Com a previsão de beneficiar mais duas escolas de Piracicaba em 2025, os projetos buscam proporcionar uma experiência única de aprendizado, estimulando a criatividade, a imaginação, o hábito da leitura e o pensamento crítico.
Por meio do Laboratório de Leitura, a escola estadual passa
a contar com uma nova biblioteca com acervo de 1.200 novos livros, que inclui
clássicos da literatura infanto juvenil, obras contemporâneas, livros didáticos
e paradidáticos das ciências humanas e biológicas, kindles, tablets, 45 jogos e
brinquedos educativos em um espaço lúdico, acolhedor e confortável para tornar
a experiência da leitura prazerosa e o ambiente mais inspirador para novas
descobertas.
O projeto CTC na Escola, por sua vez, irá enriquecer a
experiência da comunidade escolar com doações de tenda para o pátio da escola,
materiais esportivos, materiais para o laboratório de ciências, máquina de
lavar, armário para cozinha da sala dos professores, melhorias nos banheiros e
instalação de bancada de mármore na sala de leitura.
A chegada dos projetos vai beneficiar 190 estudantes com
idades entre 11 e 18 anos matriculados no Ensino Fundamental II e Ensino Médio,
além de 12 professores e gestores que passarão por capacitações.
Inauguração - No dia 9 de abril, das 8h às 12h, cerca de 90
voluntários da CTC irão envolver os estudantes em diferentes atividades e
oficinas para comemorar a inauguração dos novos espaços. Haverá pintura de muro
da quadra durante oficina de grafite ministrada pelo grafiteiro Subtu; oficinas
de ciência e tecnologia, com técnicas de compostagem, robótica e extração de
DNA de morangos, e montagem da sala de leitura.
A diretora da Escola Estadual Prof. João Alves de Almeida,
Bruna Arcanjo, conta que é grande a expectativa com a chegada dos projetos.
“Estamos ansiosos em contar com a possibilidade de um ambiente adequado para
uma habilidade muito importante como a leitura. É extremamente animador e
acredito que esse ambiente trará benefícios imediatos e futuros, impactando a
aprendizagem e a valorização do ambiente escolar”, comemora a gestora.
Meninas na ciência – O incentivo à participação das meninas
na ciência é um ponto de atenção do projeto Laboratório de Leitura. Ainda que
seja voltado para toda a comunidade escolar, a ideia é que suas ações estimulem
a igualdade de gênero nessa área. Vale lembrar que, apesar do Brasil ser um dos
países com maior presença feminina na ciência, dados da ONU e do relatório Em
direção à equidade de gênero na pesquisa no Brasil mostram que as mulheres
cientistas ainda enfrentam desafios como carreiras mais curtas, salários mais
baixos e sub-representação em revistas científicas em todo mundo.
"Estamos muito felizes por fazer parte deste projeto,
que incentiva crianças e jovens a se aproximarem dos livros de forma lúdica e
criativa. As estatísticas mostram que os meninos ainda são maioria na ciência e
tecnologia, enquanto as meninas estão sub-representadas. Queremos reduzir essa
distância, estimulando a curiosidade das novas gerações e ajudando a construir
um futuro mais igualitário", comenta Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil.
Laboratório de Leitura - Em sua primeira edição, o projeto
estreia em três escolas de Piracicaba em 2025, reconhecendo o potencial da
escola como espaço de produção artística e cultural e de educação ambiental e
científica. Para isso, busca criar espaços lúdicos e agradáveis de educação e
socialização em escolas públicas, que incluem laboratório de ciências, sala de
leitura e acesso a um acervo variado de livros como estímulo ao conhecimento e
à pesquisa.
CTC na Escola - O CTC na Escola é uma iniciativa inovadora
que promove melhorias físicas e pedagógicas em escolas, gerando transformações
sociais significativas, como a redução da evasão escolar, o fortalecimento da
formação de docentes e equipes de apoio, e o incentivo à cultura do
voluntariado.
O programa é estruturado em cinco pilares fundamentais:
Segurança Alimentar, que assegura uma alimentação saudável e nutritiva;
Acessibilidade e Bem-estar, criando ambientes inclusivos e acolhedores; Ciência
e Tecnologia, integrando tecnologias inovadoras para aprimorar a aprendizagem;
Meio Ambiente, com práticas sustentáveis e conscientização ambiental; e
Formação de Leitores, que oferece espaços e atividades para desenvolver
habilidades de leitura e escrita em todos os níveis.
A iniciativa reflete o compromisso do CTC com a educação,
que é o foco principal de sua atuação comunitária, abrangendo desde o ensino
fundamental até a universidade.
Sobre a CEC Brasil - A CEC Brasil atua na área de produção
cultural, com foco no impacto social. Com pilares como educação, saúde e
diversidade, a empresa tem como desafio construir projetos inovadores e
desenvolver tecnologia capaz de transformar cenários de comunidades no Brasil e
América do Sul.
Sua atuação está direcionada a projetos de cultura e saúde,
com a publicação de livros que valorizem profissionais da área da saúde, e
criação de espaços e estruturas inovadoras com foco na leitura e formação de
novos leitores no Brasil e na América do Sul. Conheça mais: https://cecbrasil.com.br/
Sobre o CTC - O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) é uma
empresa de biotecnologia e inovação, líder global em ciência da cana-de-açúcar.
É o maior banco de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, com mais de 5 mil
variedades. Nos laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (Missouri-EUA),
as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos de ponta em melhoramento e
engenharia genética. O portfólio da companhia reúne variedades de cana de alta
produtividade e resistentes a pragas.
Criado em 1969, o CTC contribuiu nestes 50 anos de história
para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor
sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, aumentando a
produtividade para atendimento da demanda mundial de açúcar, proporcionando
visibilidade ao etanol como um dos mais importantes biocombustíveis do mundo e
a cogeração através do processamento da palha da cana (bioeletricidade).
SERVIÇO
Inauguração do projeto Laboratório de Leitura – Piracicaba
(SP)
Escola Estadual Prof. João Alves de Almeida
Endereço: Rua Alberto Coury, 602 - Tanquinho - Piracicaba -
SP - CEP 13433018
Data: 09/04 (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h
Informações para a imprensa I Rede Educare
Texto: Viva Comunicação Interativa