Tocando Agora: ...

PMs ENVOLVIDOS NA MORTE DE JOVEM SÃO AFASTADOS E CASO SEGUE SENDO INVESTIGADO

Publicada em: 04/04/2025 11:40 - Piracicaba

Foto: Reprodução

Dois policiais militares envolvidos na morte do jovem Gabriel Junior Oliveira Alves da Silva, de 22 anos, baleado na cabeça durante abordagem policial foram afastados. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). Leia abaixo ????

“A Polícia Militar afastou dois agentes envolvidos na ação e apura os fatos por meio de Inquérito Policial Militar (IPM). A instituição ressalta que não tolera desvios de conduta ou excessos e, constatadas irregularidades, os envolvidos serão devidamente responsabilizados. O caso também é investigado pela 3ª Delegacia de Homicídios do Deic do Deinter 9, que prossegue com as diligências visando ao esclarecimento dos fatos.”



RELEMBRE O CASO

O caso aconteceu na terça-feira (1º), no bairro Boa Esperança em Piracicaba (SP). Durante uma abordagem policial, o jovem foi morto com um tiro na cabeça. O caso causou revolta dos moradores e familiares.

De acordo com a Polícia Militar, as equipes realizavam patrulhamento no local, quando abordaram dois indivíduos. Um deles, Gabriel, tentou fugir e retornou, arremessando pedras e um objeto metálico contra a equipe.

“Diante da grave ameaça e risco à vida, um policial disparou, atingindo o suspeito. Uma mulher também atacou os policiais, ferindo um deles. O homem baleado, com antecedentes por tráfico, foi socorrido ao hospital, enquanto a mulher, também com histórico de ato infracional, foi detida. O segundo suspeito fugiu.” Informou a corporação em nota.

Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado e um boletim de ocorrência foi registrado. Ainda segundo a polícia, os policiais envolvidos receberam avaliação e apoio psicológico.

Familiares contestaram a versão da polícia e alegam inocência do jovem em entrevista à TV Metropolitana. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma mulher grávida, sendo supostamente agredida pelos policiais e colocada na viatura.

MORTE PODERIA SER EVITADA, DIZ OUVIDORIA DA POLÍCIA

Em contato com a TV Metropolitana, a Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo enviou a seguinte nota. Leia abaixo ????

“Mais um episódio de violência extrema, cujo desfecho fatal poderia ser evitado com a adoção do uso progressivo da força, com armas de menor poder de letalidade, que poderiam ter poupado a morte e a destruição de famílias, nesta história de Davi e Golias perversamente invertida. É urgente e imperioso que essas medidas sejam adotadas, juntamente com a gravação ininterrupta das COPs; para o que não pouparemos esforços e, se necessário, injunções junto ao comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para que nenhuma família, ou mesmo aqueles que tem alguma dívida com a justiça, saldem essa conta com o próprio sangue e o futuro de inocentes.”, finaliza a nota.

OAB AVALIA EXCESSO NA AÇÃO POLICIAL

Gustavo Pires, presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB de Piracicaba, informou que foi contatado por moradores do bairro Jardim Boa Esperança e por colegas advogados sobre a abordagem policial, que ele classificou como violenta contra um casal de jovens. Ele diz que ouviu relatos que a ação se iniciou com agressões por parte de um policial, que segundo Gustavo, há semanas vem adotando condutas truculentas na comunidade.

A versão do presidente, baseada em relatos de moradores que viram toda a ação é de que o jovem Gabriel foi agredido, e sua esposa, ao tentar intervir, tornou-se alvo das agressões. “No momento em que Gabriel tentou se reaproximar, sem portar qualquer arma ou objeto, foi alvejado na cabeça. A violência contra sua esposa, que está grávida, continuou.”

O presidente da comissão também afirma que acompanhou toda a ação posterior, como depoimentos, atendimento médico e também informou que testemunhas que filmaram a ação foram ameaçadas pelos policiais.

Gustavo finalizou dizendo que estão acompanhando o caso para que, constatado o excesso policial, o responsável seja penalizado.

Questionados, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), ainda não comentou o caso, também entramos em contato com a Secretaria de Segurança Pública do estado de SP (SSP), mas ainda não obtivemos retorno.

VELÓRIO

O corpo de Gabriel foi sepultado na manhã desta quinta-feira (3), no Cemitério Municipal Vila Rezende, em Piracicaba (SP). No local, familiares vestiam camisetas estampadas com fotos do jovem e pediam por justiça. Ele deixa dois filhos e demais familiares.

Por: Da redação

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...