Foto: Divulgação
O comércio varejista de
vestuário em Piracicaba tem ampliado sua participação no consumo local,
acompanhando uma tendência observada em diversas cidades do interior paulista.
De acordo com levantamento da Varejo 360, publicado pelo jornal Diário do
Comércio, a fatia das compras de roupas e calçados realizadas dentro de
Piracicaba passou de 64,69% em 2021 para 68,15% em 2024 (crescimento de 3,46%).
O dado reflete um fortalecimento do comércio local, impulsionado por mudanças
no comportamento do consumidor e estratégias adotadas pelos lojistas.
Mauricio Benato, presidente da
Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), destaca que o
resultado confirma o crescimento da confiança dos consumidores no varejo
piracicabano. “Esse crescimento demonstra que as empresas locais têm conseguido
oferecer variedade, qualidade e conveniência aos consumidores, fortalecendo a
economia da cidade. A Acipi trabalha continuamente para apoiar esse setor,
promovendo capacitação, incentivando o uso da tecnologia e fomentando conexões entre
os empresários”, disse.
O estudo da Varejo 360 indica
que o crescimento da participação do comércio local está atrelado a uma série
de fatores, incluindo a busca por praticidade e a consolidação de novos hábitos
adquiridos durante a pandemia. Segundo Fernando Faro, diretor da Varejo 360, os
comerciantes independentes vêm se adaptando para competir com grandes redes e o
comércio eletrônico. “O varejo de vestuário sofreu perdas significativas na
pandemia. A necessidade de recuperação acelerou a profissionalização do setor.
Hoje, os lojistas estão mais preparados, tanto para atender o cliente na loja
física quanto para atuar no digital”, observa.
Sobre essa percepção, o
presidente da Acipi confirma que os comerciantes piracicabanos estão inovando
para acompanhar as mudanças no varejo. “Além da abertura de novos
estabelecimentos, muitos lojistas estão fortalecendo sua presença no ambiente
digital, utilizando redes sociais como o Instagram para vender diretamente de
seus estabelecimentos e o WhatsApp para estreitar o relacionamento com os
clientes. Essa adaptação permite que o varejo local mantenha sua força no mundo
físico, ao mesmo tempo em que amplia suas oportunidades no comércio virtual”,
avaliou Mauricio Benato.
A Varejo 360 é uma empresa de
Inteligência e Pesquisa de Mercado com a missão de lançar luz sobre os
comportamentos e hábitos de compra, com o intuito de apoiar a melhora de
resultados por meio de dados acurados. Fundada em Fundada em 2016 é
especializada em Pesquisa de Mercado, Pesquisa de preço, Inteligência de
Mercado, Inteligência de Negócio, criar oportunidades de portfólio,
Monitoramento de preços, Inteligência para varejo, Market Share, Mercados e
Canais, Gestão de Categorias, Comportamento Shopper e Pricing.
SOLUÇÕES - A Acipi disponibiliza um amplo portfólio de soluções para fortalecer e impulsionar o crescimento das empresas associadas. Entre os serviços oferecidos, destacam-se a consulta ao SCPC Boa Vista, que auxilia na análise de crédito e gestão financeira, os planos de telefonia empresarial, os convênios médicos extensivos aos colaboradores, além da assistência jurídica especializada entre outras.
Publicado por Danilo Telles / TV Metropolitana