Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR
Maior obra de infraestrutura do Novo PAC, empreendimento tem investimento previsto de R$ 6 bilhões. Túnel será o primeiro submerso da América Latina.
O presidente Luiz Inácio Lula
da Silva participou, nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, da cerimônia de
lançamento do edital para a construção do túnel Santos-Guarujá, em São Paulo.
Com investimento estimado em R$6 bilhões via Novo PAC, o túnel submerso,
inédito na América Latina, garante maior eficiência logística à Baixada
Santista.
Na visão do presidente, a
iniciativa não se trata apenas de um projeto de infraestrutura, mas de um
esforço conjunto para facilitar a mobilidade entre as duas cidades, reduzir o
tempo de travessia e impulsionar o desenvolvimento local. "É possível, quando
a gente vem fazer parceria com o governador de São Paulo fazer o túnel não
porque ele quer fazer o túnel, porque o túnel é bonito. É fazer o túnel para
melhorar a vida do povo de Santos, a vida do povo do Guarujá e a vida de quem
quer atravessar de um lado para o outro", iniciou.
"Nós temos que ter
consciência de que só temos um lado, que é atender bem o povo de São Paulo e o
povo do Brasil. Esse é o nosso lado e esse é o nosso compromisso”
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
O presidente defendeu que uma
relação civilizada entre os entes federados é a situação de normalidade em uma
nação. “Nós temos que ter consciência de que só temos um lado, que é atender
bem o povo de São Paulo e o povo do Brasil. Esse é o nosso lado e esse é o
nosso compromisso. Ninguém precisa concordar com ninguém, ou ser da mesma
religião, torcer para o mesmo time. O que nós temos que ter em conta é o que
estamos fazendo quando a gente governa uma cidade, um estado ou um país. Nós
fomos eleitos para compartilhar o nosso esforço e fazer com que o povo sinta
prazer em ser governado por alguém que está preocupado com ele”, avaliou.
EXTENSÃO — O
túnel entre Santos e Guarujá será o primeiro submerso do Brasil e o maior da
América Latina. Com 1,5 km de extensão – sendo 870 metros imersos –, a obra
contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para
o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e
ciclistas.
Incluído no Novo PAC (Programa
de Aceleração do Crescimento do Governo Federal), o túnel será a maior obra do
programa federal e deve trazer mais agilidade e segurança no deslocamento entre
os dois municípios. A concessionária que vencer o certame será responsável pela
construção, operação e manutenção do túnel. O leilão está previsto para ocorrer
em 1º de agosto deste ano e o empreendimento deve gerar 9 mil empregos diretos
e indiretos.
“Agora, vamos fazer juntos uma
obra que, depois de 100 anos, está saindo do papel. Essa obra vai trazer
dignidade às comunidades, vai ajudar a mobilidade urbana, vai gerar empregos e
renda e fortalecer o Porto de Santos, o maior porto público da América Latina.
Em agosto estaremos juntos, batendo o martelo para a maior obra do Brasil e do
setor portuário brasileiro”, garantiu o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio
Costa Filho.
O ministro da Casa Civil, Rui
Costa, enfatizou que investimentos em obras de engenharia desse porte são
importantes para estimular os jovens a pensarem em se especializar em cursos
voltados ao desenvolvimento de inteligência, conhecimento e novas tecnologias.
“Estamos sinalizando para essa juventude: acreditem, apostem, porque o povo
brasileiro, com fé em Deus não permitirá jamais que alguém que não pense nesta
nação, nas relações federativas, possa tentar a qualquer tempo interromper
nossa democracia", salientou.
MAIS ACESSO EM MENOS TEMPO — Acesso
às cidades, menos tempo no trajeto e mais segurança são os principais ganhos
para a população que precisa fazer a passagem todos os dias. O tempo de
travessia pela balsa atualmente vai de 20 minutos a duas horas, a depender de
dia e horário, e o local forma filas constantes. Com a construção do túnel, o
trajeto por via rodoviária vai durar menos de dois minutos.
"Sonho que se sonha junto
é realidade, já dizia Raul Seixas. E nada melhor que transformarmos este sonho
em uma realidade. Mudar a vida de 80 mil pessoas que cruzam diariamente este
canal para que possam exercer a sua atividade profissional e por outras razões.
Mudar a vida de 2 milhões de habitantes que serão impactados positivamente com
a entrega desta obra. E principalmente, oferecer dignidade às pessoas que ainda
residem em palafitas", considerou o presidente da Autoridade Portuária de
Santos, Anderson Pomini.
Para a trabalhadora autônoma
Meire Rodrigues, o túnel vai diminuir o tempo de travessia e trazer mais
segurança. "Sei que vamos economizar muito mais tempo e que a obra vai
melhorar muito para as duas cidades. Espero que ajude a revitalizar o centro de
Santos", afirmou.
Morador do Guarujá, o
estudante Ian Silva comemorou a implementação do túnel como algo que vai trazer
mais qualidade de vida para a região. “Pegar a balsa todos os dias é cansativo
e demorado. Eu faço esse trajeto todos os dias e acredito que com o túnel tudo
vai ficar mais rápido: você chega mais rápido no lugar que você precisa ir e
também volta para casa”, disse.
METRÔ — O
evento também marcou o anúncio de financiamento de R$2,4 bilhões pelo BNDES
para expansão da Linha 2 do Metrô de São Paulo (Fase 1). O financiamento
apoiará as obras civis para ampliar a linha que, atualmente, liga Vila Madalena
à Vila Prudente, e que será prolongada por 8,3 km no trecho entre as estações
de Vila Prudente (existente) e Penha (nova). Serão oito novas estações e
previsão de integração com a Linha 3-Vermelha e a Linha 11-Coral.
Outro destaque foi a
assinatura do acordo extrajudicial coletivo entre as autoridades portuárias
patrocinadoras e o Instituto Portus, mediado pelo Ministério Público do
Trabalho (MPT). O acordo, que envolve valores em litígio de R$5 bilhões,
representa um avanço para a garantia de direitos trabalhistas, beneficiando
pensionistas e reduzindo passivos das Administrações Portuárias. Também será
assinada a renovação antecipada da delegação do Porto Organizado de São
Sebastião por mais 25 anos, estendendo sua vigência de 2032 para 2057.
"Nós estamos cumprindo, a assinatura do maior acordo do setor portuário do país com as trabalhadoras e os trabalhadores, resgatando uma dívida histórica. Da mesma forma que o túnel Santos-Guarujá vai trazer o futuro e a esperança para a população, este acordo vai representar o futuro, a esperança e a tranquilidade para os trabalhadores do setor portuário. São 8.500 famílias que vão ter um reajuste médio na casa de 20%", destacou Jorge Messias, advogado-geral da União. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, comemorou o acordo ao frisar que é um problema que agora ficou no passado: "Presidente Lula resolve um problema de mais de 10 anos trazendo garantia de aposentadoria, de previdência, de segurança para mais de 8 mil famílias portuárias do Brasil inteiro no convênio aqui assinado", ressaltou.
HISTÓRICO — Debatido
e esperado pelos moradores da região, o túnel foi a solução escolhida porque
uma opção por meio de pontes ficaria inviável diante da altura crescente dos
navios que percorrem e atracam no principal porto do país. A opção de
engenharia será por um método pré-moldado, com blocos de concreto afundados,
uma técnica especializada e nunca antes usada na América Latina. A partir do
início das obras, previsto para 2026, serão cerca de cinco anos para
finalização.
"Há quem diga que a primeira vez que se falou do túnel Santos-Guarujá foi em 1924. Portanto, há 101 anos para que hoje a gente publicasse o edital do túnel. Para que hoje a gente marcasse um gol. Não é um gol olímpico, mas é um gol tão significativo quanto. É um gol da transformação. No dia de hoje, um dia tão especial, a gente tem que agradecer. Agradecer muito. Presidente, eu quero agradecer o senhor, porque desde o início a gente teve conversas sobre o túnel. E o senhor colocou esse túnel como prioridade. E eu me lembro do que o senhor falou: 'Não está na hora de ter disputa política, nós temos que atender o cidadão'. E é o que nós estamos fazendo no dia de hoje aqui. Atendendo o cidadão", finalizou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Publicado por Danilo Telles | Jornalista da MTV